Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 16 de julho de 2022

Abusos verificados no uso da água do regadio do Azibo podem comprometer fornecimento

 Têm sido notados abusos no uso da água do regadio da Albufeira do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros.


As situações têm sido detetadas após as 21h, período não autorizado para rega, o que pode criar constrangimentos ao fornecimento, daí a estar a ser feita uma maior fiscalização, como explica Hélder Fernandes, presidente da Associação de Beneficiários de Macedo de Cavaleiros, responsável pela gestão do aproveitamento hidroagrícola do concelho de Macedo:

 “Em alturas onde os consumos atingem picos, como se verifica neste momento, isso pode começar a pôr em causa o normal fornecimento. Se por hipótese tivermos, durante o período da noite, uma descida abrupta da água que temos no canal de condutor geral, para o outro dia temos duas soluções: ou fechamos e ninguém tem água porque temos que esperar que venha a da bombagem, ou então temos a atitude que estamos a ter, que é sensibilizar e fazer uma fiscalização mais apertada para que isso não aconteça e para que, no dia seguinte, não seja necessário fazer a interrupção do fornecimento.

Se os consumos são exagerados é porque são noturnos, pois durante o dia não há esse problema, visto ser feita bombagem.

Isso põe em causa o sistema.”

Numa altura em que a seca é severa, torna-se ainda mais importante fazer um uso consciente da água:

“No inverno anterior quase não tivemos água e é lógico que agora se note que o nível da barragem está mais baixo. Os consumos, tanto o humano como para rega, com estas temperaturas aumentam muito e as pessoas têm de se consciencializar de que podem regar e ter os seus consumos, mas têm de ter um pouco mais de cautela, pois tudo o que é em demasia é abuso.”

As situações de abuso no uso da água do regadio podem levar à instauração de processos de contraordenação, com aplicação de coimas, mas o presidente da associação está convicto que não será preciso chegar a esse ponto, e por isso resolveram publicar um aviso para sensibilizar os regantes:

“Neste momento não é isso que se pretende, mas sim sensibilizar as pessoas para o uso racional da água.

O que pode acontecer, como já aconteceu, é que em situações de abuso tenhamos de cortar o fornecimento.

O facto de não fechamos as condutas durante a noite tem a ver com questões técnicas visto que nos melhora muito o nível de avarias que o sistema provoca se fecharmos todos os dias.”

O apelo do Presidente da Associação de Beneficiários de Macedo de Cavaleiros, que gere o regadio do Azibo, para que a população faça um uso eficiente deste recurso, evitando constrangimentos no normal abastecimento.

Foto: Associação de Beneficiários de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário