Uma parceria entre as organizações “Mujeres por Doñana' e 'El Burrito Feliz' fez de um grupo de burros, verdadeiros aliados da natureza. “Um dos projetos lançados por estas organizações consiste em substituir a aplicação de pesticidas nas vinhas e outras culturas pela ação dos burros que nelas pastam, comendo a erva que cresce entre as vinhas” - pode ler-se no jornal espanhol Información.
“Mujeres por Doñana” é um grupo de vinte ativistas que querem oferecer alternativas de trabalho baseadas na sustentabilidade e no bem-estar animal. Segundo a responsável pelo projeto, os resultados desta ação têm sido um sucesso porque para além dos benefícios que traz para a saúde pública, contribui também para um equilíbrio da biodiversidade, uma vez que já se sente o regresso de animais como ouriços, perdizes e lebres a estas terras livres de pesticidas.
Mas a ação dos burros não se fica por aqui. O mesmo grupo percorre, com a ajuda de ativistas da organização, as margens e as dunas de Doñana recolhendo plástico deixado nesta zona protegida. Para que o seu bem-estar seja respeitado, cada burro carrega, no máximo, 5kg de plástico de cada vez.
O mesmo grupo de 14 burros alarga agora a sua atividade à limpeza de erva seca nas florestas de Doñana, com o objetivo de prevenir os habituais incêndios de verão.
Saiba mais sobre este projeto em https://www.facebook.com/Mujeres-por-Do%C3%B1ana-103752465697328 ou em https://www.facebook.com/Asociacionelburritofeliz
Sem comentários:
Enviar um comentário