Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de julho de 2022

Jornalistas e bloggers espanhóis exploraram encantos de Bragança no fim-de-semana

 14 jornalistas e bloggers partiram, este fim-de-semana à descoberta de Bragança para dar a conhecer os fascínios da capital do distrito


Esta Press Trip da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança serviu para levar a região fora de portas, prevendo aumentar visitação.

Em Bragança há uma associação equestre onde é possível experimentar andar a cavalo ou até mesmo fazer terapia com estes animais.  O concelho também acolhe um dos ditos melhores parques privados de todo o país, o Cepo Verde. Terapia, descanso... então e a cultura? Sabia que é possível criar e pintar a sua própria máscara? Em terra de caretos e festas de Inverno, na Plataforma de Arte e Criação, no centro da cidade, o artista Miguel Moreira e Silva explica tudo que é esta arte tão identitária da região e tintas ali não faltam. Estas e muitas outras coisas foram descobertas, ao longo do fim-de-semana por jornalistas e bloggers como Beatriz Sotelo, do blog Petiscos Galegos. A espanhola quer repetir Bragança e não tem dúvidas que é mais do que recomendada.

“Não conhecíamos Bragança e as experiências que estamos a fazer mostram um pouco de cada coisa, a natureza, a arte, conhecemos a cultura de uma perspectiva diferente. Gostamos muito”, contou.

Na Press Trip participaram espanhóis e portugueses, alguns deles da região, como é o caso de Guilherme Moutinho, do jornal O Mensageiro de Bragança. Uma experiência que permitiu conhecer coisas até aqui desconhecidas.

“Há locais que não conhecia, nomeadamente o Parque de Campismo e fiquei muito agradado com esta visita. Os outros locais já conhecia, conhecia as pessoas, mas gostei muito, foi viver novas experiências”, disse.

A Associação Equestre de Bragança, que existe desde 2001, foi um dos pontos de passagem dos jornalistas e bloggers. Está sediada em Donai, acolhe 30 alunos, sobretudo crianças, sem contar aqueles que fazem terapia, que só de uma instituição são 60. Tânia Vidinhas, presidente da direcção, terapeuta e professora, explicou que há várias vantagens em ter aulas com cavalos.

O Cepo Verde, em Gondesende, também mereceu visitação. Este empreendimento de Turismo de Natureza, com o selo internacional de qualidade ambiental da “GreenKey”, tem muito para oferecer, segundo um dos proprietários, Telmo Cadavez.

“Tem associada uma piscina, alojamento ecológico, uma cabana, temos a área de campismo, caravanismo, restaurante e também somos uma empresa de animação turística, dedicada a actividades de turismo de natureza”, referiu.

Pintar a própria máscara foi outra das actividades. O artista que ajudou nos trabalhos foi escolhido a dedo. Natural de Bragança, Miguel Moreira e Silva tem na máscara uma inspiração há já vários anos.

“Foi o professor Canotilho, que estava à frente desse projecto, que me pediu para fazer a cópia das individuais, depois acabei por estar sempre ligado a isto, se bem que a minha abordagem perante a nossa máscara tradicional transmontana e a máscara etnográfica é um ponto de partida, não é um ponto de chegada”, disse.

Anabela Anjos, da ACISB, explica que a iniciativa prevê atrair gente a Bragança e dar a conhecer o concelho também a quem nele vive.

Numa cidade carregada de identidade patrimonial, a visita à Catedral, ao Castelo, ao Pelourinho, à Praça da Sé, à Domus Muncipalis e a muitos outros pontos de interesse não ficou esquecida.

A segunda edição do projecto Mais Bragança, pelo qual tudo isto se promoveu, é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário