Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Miranda do Douro: Concerto “L’Castielho” traz novidade às músicas tradicionais mirandesas

 Este sábado, dia 9 de julho, vai ser apresentado no largo do castelo, em Miranda do Douro, o concerto “L´ Castielho”, um espetáculo musical que vai apresentar as músicas tradicionais mirandesas com uma nova sonoridade, interpretada pelos Galandum Galundaina, a Banda Sinfónica do Exército e o Ensemble Vocal Pro Musica.


De acordo com Paulo Meirinhos, o repertório do concerto que vai ser apresentado, em Miranda do Douro tem por base as músicas dos Galandum Galundaina, com arranjos do compositor Jorge Campos e vai ser dirigido por Alexandre Coelho.

“Em 2017, na Casa da Música e por ocasião da celebração do Dia do Comando do Pessoal, fomos convidados para realizar um concerto com a Banda Militar do Porto e com Círculo Portuense de Ópera”, recordou.

Desta vez, no concerto em Miranda do Douro, agendado para este sábado, dia 9 de julho, os Galandum Galundaina vão ser acompanhados pela Banda Sinfónica do Exército de Lisboa e pelo Ensemble Vocal Pro Música.

“Recebemos uma nova solicitação do exército para realizar o concerto, em Leiria, no dia 7 de julho. E simultaneamente, o município de Miranda do Douro convidou-nos para realizar este mesmo concerto no âmbito das comemorações do Dia da Cidade”, informou.

Segundo Paulo Meirinhos, a música tradicional continua a ser muito importante, mas também deve ser apresentada com outras linguagens.

“Neste concerto conjunto, os Galandum Galundaina vão tocar com os habituais instrumentos tradicionais e com as músicas que aprendemos dos nossos antepassados. A grande diferença é a inclusão dos arranjos musicais feitos por um compositor, com a finalidade de apresentar as músicas de outra forma”, explicou.

Para o músico Paulo Meirinhos, as bonitas melodias tradicionais mirandesas vão ser apresentadas noutra linguagem, o que na sua opinião, valoriza a música tradicional.

O concerto “L’ Castielho” vai realizar-se em duas partes: inicialmente, vai atuar a Banda Sinfónica do Exército. E na segunda parte do espetáculo, os Galandum Galundaina e o Ensemble Vocal Pro Musica vão atuar com a banda sinfónica.

“Neste concerto conjunto, os Galandum Galundaina vão tocar com os tradicionais instrumentos, as músicas que aprendemos dos nossos antepassados. A grande diferença neste concerto é a inclusão dos arranjos musicais, feitos por um compositor, com a finalidade de apresentar as músicas de outra forma” – Paulo Meirinhos.

De acordo com a organização, no espetáculo musical vão ser utilizados poemas de Amadeu Ferreira e Manuel Preto, com a intenção de reforçar o discurso artístico e identitário da Terra de Miranda.

O concerto vai envolver a participação de 140 músicos e vai realizar-se entre as muralhas do castelo de Miranda do Douro, evocando assim a história da cidade.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário