Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de julho de 2022

Miranda do Douro: Município homenageou personalidades e empresas

 No Domingo, dia 10 de julho, Miranda do Douro celebrou o 477 anos de elevação a cidade, numa cerimónia que começou com o hastear da bandeira na Câmara Municipal, onde foram homenageadas várias personalidades e empresas de destaque no concelho de Miranda do Douro.


Coube à Associação Filarmónica Mirandesa entoar o hino nacional, enquanto a presidente da Câmara Municipal, Helena Barril, o vice-presidente, Nuno Rodrigues, e o presidente da Assembleia Municipal, Óscar Afonso, hasteavam as bandeiras de Portugal, do município de Miranda do Douro e da União Europeia.

De seguida, os convidados subiram ao salão nobre da Câmara Municipal, para a cerimónia de homenagem e reconhecimento às personalidades e empresas que mais se destacaram no concelho de Miranda do Douro.

No discurso inaugural, o presidente da Assembleia Municipal, Óscar Afonso, afirmou que o desenvolvimento da Terra de Miranda exige trabalho, inteligência e vontade.

“Temos recursos extraordinários como são a nossa história, cultura, língua, raças autóctones, indústrias e natureza. Precisamos agora de implementar o desenvolvimento sustentável do nosso teritório” – Óscar Afonso.

Neste sentido, Óscar Afonso disse ser um imperativo cívico homenagear as instituições, empresas e personalidades que mais contribuem para o desenvolvimento do concelho de Miranda do Douro.

Com o propósito de enaltecer o trabalho realizado pela sociedade civil e empresarial, o município decidiu entregar a medalha de mérito às seguintes personalidades:

Tibério Augusto Delgado, natural de Genísio, com 86 anos, é um dos artesãos que ainda trabalha o ferro, no concelho de Miranda do Douro.

Outra personalidade galardoada foi o médico de família, Albino Armando Martins Parreira, pelo seu serviço à população de Miranda do Douro, ao longo de 40 anos (1981-2021).

E o juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Domingos José Morais, natural de Malhadas, foi também agraciado pelo município.

De seguida, foram entregues as medalha de honra às seguintes empresas:

À tanoaria Tacopal, da família Gonçalves, em Palaçoulo, que fabrica barricas, cascos e tonéis para todo o mundo.

A empresa José A. Castro e Irmãos, Lda., de Sendim, pelo trabalho desenvolvido no planalto mirandês, desde 1968, como serralharia, oficina e venda de máquinas e tratores agrícolas.

A fábrica de cutelaria Filman, Lda., de Palaçoulo, foi também galardoada. Fundada em 1870, esta empresa é considerada uma marca de referência pela qualidade e inovação dos seus produtos.

Também de Palaçoulo, a empresa Martins, recebeu a medalha de honra, pela excelência do trabalho que tem vindo a realizar desde 1954.

Após a entregas destas distinções, seguiu-se o discurso final da cerimónia, que esteve a cargo da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril.

A presidente do município, Helena Barril, agradeceu o exemplo das personalidades e empresas que mais se destacaram e acrescentou que o concelho precisa de mais habitantes, mais indústria e mais turismo.

A cerimónia na Câmara Municipal finalizou com a atuação musical da banda da associação Mie Miranda.

Seguiu-se depois a já tradicional Missa de Ação de Graças, na concatedral de Miranda do Douro.

Na homília, o padre Manuel Marques, recordou que no Dia da Cidade (10 de julho) agradece-se pela vida de todos os governadores, autarcas e autoridades que participaram no governo da cidade ao longo da sua história.

“Seguindo o bom exemplo de tantas pessoas que nos precederam, devemos continuar a prestar um bom serviço à população: aos que cá residem – e em especial às pessoas idosas – e também aos que nos visitam, aos turistas”, disse.

O pároco de Miranda do Douro exortou as autoridades presentes na celebração, a guiarem-se pelos valores da solidariedade, da entreajuda e da compaixão, começando desde logo pelas famílias.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário