Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Vimioso: Feira de São Lourenço com muito público

 A vila de Vimioso celebra hoje, dia 10 de agosto, o feriado municipal com a realização da célebre feira de São Lourenço, a que se junta o concurso concelhio de bovinos da raça mirandesa, a luta de touros e ao final do dia o concerto do fadista Camané.


A madrugada do dia 10 de agosto começou com a chegada da tão desejada chuva e nem a manhã molhada desanimou os feirantes e o muito público, de se deslocaram a Vimioso, para participar na conhecida feira de São Lourenço.

Para o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, neste dia de feriado municipal, o propósito da autarquia é proporcionar um dia de festa para toda a população do concelho e também para os muitos emigrantes que estão de visita às suas terras de origem.

“O Dia do Município começa com a feira de São Lourenço que habitualmente atrai muitos vendedores e também muito público. Despois há o concurso de bovinos de raça mirandesa, que felizmente tem sido um sucesso ao longo dos anos. E o dia culmina com os espetáculo musicais. Com esse programa variado queremos que o feriado municipal seja um dia de festa para o povo” – Jorge Fidalgo.

E se o povo compareceu em peso na feira de São Lourenço, este ano os feirantes acabaram por ser menos do que o habitual. Segundo José André, funcionário da município de Vimioso, a trovoada e a chuva da madrugada e o atual preço dos combustíveis poderão ter desanimado alguns vendedores.

“Este ano, a maioria dos feirantes são do distrito de Bragança. Penso que a chuva e o preço dos combustíveis impediu a vinda dos feirantes de outras zonas do país. Mesmo assim, há muito público, em particular, muitos emigrantes” – José André.

O feirante, Paulo José, veio de Bragança e disse que a feira de São Lourenço estava a correr bem. Questionado sobre os produtos mais procurados na sua tenda, indicou que o público procurava sobretudo sapatilhas e sandálias para o verão.

Por seu lado, Inês Santos mostrou-se preocupada que a chuva inicial da manhã afastasse as pessoas da feira. Como isso não aconteceu, as vendas de carne e de presunto correram significativamente bem.

Por sua vez, Alice Marvila, feirante de atoalhados disse que as vendas correram bem e as pessoas compraram jogos de cama, cobertores, colchas e jogos de banho.

Do lado do público, José António Jerónimo Gago, emigrante português a viver em Vitória (Espanha), mostrou-se muito agradado com a feira de São Lourenço, mas queixou-se do preço elevado dos produtos.

Paralelamente, à feira de São Lourenço estava a decorrer o concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa, que este ano reuniu 80 animais desta raça autóctone.

De acordo com o programa, às 17h00 realizam-se as tradicionais lutas de touros.

E o Dia do Município culmina com a atuação do fadista Camané, às 23h00, seguida do DJ Overrule.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário