Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de agosto de 2022

“Património Singular: As pinturas murais transfronteiriças” na Igreja Matriz de Alfândega da Fé

 A exposição é promovida pela Unidade Pastoral S. Bartolomeu dos Mártires em estreita colaboração com a Divisão de Cultura do Município de Alfândega da Fé.


A exposição “Património Singular: As pinturas murais transfronteiriças” está patente na igreja matriz de Alfândega da Fé, na Diocese de Bragança-Miranda, até ao próximo dia 30 de setembro.

A iniciativa nasceu de uma das linhas de trabalho que integram o projeto PATCOM (Património Cultural Comum), desenvolvido pela parceria entre a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Junta de Castilla. Essa linha designada “Pinturas Murais da Idade Moderna” permitiu identificar e analisar pinturas murais da primeira metade do século XVI, com características comuns, entre as províncias de Salamanca e Zamora (Espanha) e os concelhos de Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo (Portugal), e respetivas Dioceses de Salamanca, Zamora e Bragança-Miranda.

Estas características comuns mostram que os elementos históricos, culturais, sociais e económicos eram partilhados entre os territórios fronteiriços de Espanha e Portugal.

A exposição é promovida pela Unidade Pastoral S. Bartolomeu dos Mártires em estreita colaboração com a Divisão de Cultura do Município de Alfândega da Fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário