Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Construção de regadio em Carrazeda de Ansiães já tem financiamento garantido

 A informação foi avançada pelo secretário de Estado da Agricultura na Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite da vila


Esta infra-estrutura num concelho que vive da agricultura já vem há muito a ser reclamada pelo presidente da câmara. Segundo o governante Rui Marinho, falta apresentar o estudo de impacto ambiental para que a obra seja financiada.

“Há a elaboração de um conjunto de peça que são absolutamente indispensáveis para instruir estes processos, nomeadamente a declaração de impacto ambiental que tem que ser feita, para submetermos ao banco europeu de investimento, que é quem vai financiar esta obra, no âmbito do Plano Nacional de regadios. É uma decisão que já está tomada, aguardamos que estes trabalhos estejam concluídos por parte do município e na sequência disso o projecto será formalizado e podemos depois avançar com as obras”, frisou.

A albufeira vai beneficiar os agricultores de Carrazeda de Ansiães e complementará ainda a barragem de Fontelonga, que é usada para abastecimento da população, explica o secretário de Estado.

“Permitir assegurar, em situações como a que estamos a viver, o abastecimento que permite complementar as disponibilidades hídricas que existem na barragem de Fontelonga e garantir de forma regular o abastecimento doméstico da população de Carrazeda de Ansiães”, explicou.

A infra-estrutura está inserida no Plano Nacional de Regadio, que tem 500 milhões de euros para projectos de Norte a Sul do país. Mas Rui Marinho admite que este financiamento não é suficiente para resolver todos os problemas hídricos que estão afectar agricultura.

“Esta é uma primeira fase, vamos avançar para uma segunda fase. O que não podemos garantir e prometer é que vamos fazer tudo em dois anos ou em três. É um trabalho para uma década”, acrescentou.

A confirmação de investimento para a construção do regadio em Carrazeda de Ansiães é um passo importante para o presidente da câmara. João Gonçalves quer ainda que o rio Tua passe a abastecer a barragem de Fontelonga e a que vai ser construída, para evitar anos de seca.

“Pretendo iniciar estudos no sentido de além de querermos concretizar o projecto desta nova albufeira, termos a possibilidade de aportar ambas as albufeiras, com abastecimento a partir do rio Tua, se isto for possível tecnicamente e sustentável, para a médio/longo prazo termos este problema acautelado”, explicou.

A barragem de Fontelonga tem actualmente 30% de água, o que vai obrigar ao transporte de água do rio Tua através de camiões-cisternas para abastecer a população. Na passada sexta-feira, o secretário de Estado da Agricultura garantiu haver financiamento para a construção de outra albufeira mas para regadio em Carrazeda de Ansiães.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário