Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Uma tonelada de cebolas vendidas na Feira de São Pedro de Sarracenos

 Foram precisos poucos minutos para vender toda a cebola disponível na Feira das Cebolas, em São Pedro de Sarracenos, concelho de Bragança


A procura ultrapassou as expectativas. E Fábio Pires é a prova disso. Levou uma tonelada de cebolas e rapidamente as vendeu. Mas admite que este ano a produção caiu para metade devido à seca.

“Acabaram cedo este ano. Houve muita procura. Mas este ano houve pouca cebola, mas a pouca que houve foi boa. Tive cerca de uma tonelada, os outros anos tinha duas toneladas. As pessoas procuram esta cebola principalmente porque é uma cebola que se conserva até muito tarde, até ao verão seguinte”, disse.

Além de cebolas, havia ainda outros legumes à venda. Maria Carminda todos os anos participa na feira e leva o que de melhor cultiva.

“É uma feira tradicional e desde de inicio que participo. Este ano é que é muito pobrezinho, temos muitas pouquinhas coisas. Não há água, não há cebolas, não há feijão-verde, há pouquinho. Às cebolas só lhe deito estrume e água”, contou.

Quem por ali passou pôde ainda comprar pão feito em forno de lenha, que estava a ser feito na hora e à vista de todos. Há vários anos que Carla Gomes participa na feira e é sempre um sucesso.

“Ter já não temos grande coisa, porque já vendemos. Tínhamos o pão tradicional, tínhamos a bola com carne, tínhamos as bolas de azeite, temos o pão com chouriço a sair a toda a hora. As pessoas procuram bastante estes produtos e quando é de qualidade vende-se ainda mais depressa”, frisou.

A Feira das Cebolas em São Pedro de Sarracenos conta já com a vigésima edição. Regressou este ano depois de dois anos de pandemia.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário