Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Algoso: Espetáculo “Lugares legados” recria histórias e tradições do castelo

 No próximo Domingo, dia 4 de setembro, o Largo da Igreja, em Algoso, vai ser o cenário do espetáculo “Lugares Legados”, um projeto que visa reviver histórias e tradições da população local, tendo como pano de fundo um monumento histórico, neste caso o castelo.


Bruno Lopes, da produtora A SAGA, adiantou que o espetáculo “Lugares Legados” vai ser uma representação interativa, pois foi construída a partir das experiências e vivências da população local, em tornou do castelo de Algoso.

“Vamos celebrar a identidade da aldeia de Algoso. Para além do património edificado como é o seu castelo, vamos também celebrar as pessoas, as memórias e as tradições que não constam nos livros de história e que correm o risco do esquecimento”, disse.

Segundo Bruno Lopes, o projeto “Lugares Legados” pretende dar a conhecer 15 monumentos históricos da raia portuguesa, entre os quais estão os castelos de Algoso (4 de setembro), de Miranda do Douro (17 de setembro) e de Mogadouro (30 de setembro).

Por seu lado, a vereadora do município de Vimioso, Carina Lopes explicou que este projeto foi apresentado pela produtora “A SAGA”, com o propósito de dar visibilidade a um monumento histórico do concelho.

“A SAGA selecionou o castelo de Algoso e o objetivo do espetáculo é contar histórias e preservar memórias da população alusivas ao castelo. Este espetáculo insere-se nas iniciativas que contribuem para divulgar o nosso património e o concelho e por isso é bem-vindo”, justificou.

Sobre a escolha de Algoso para integrar o espetáculo “Lugares Legados”, a presidente da Freguesia de Algoso, Cristina Miguel, sublinhou que a seleção resultou da recolha feita, em fevereiro passado, junto da população sobre as tradições e os cantares locais.

“Foi feita uma recolha que agora vai ser recriada numa peça de teatro, com o objetivo de preservar e divulgar o património material e imaterial desta freguesia e das suas gentes” – Cristina Miguel.

A autarca informou que o espetáculo está agendado para 17h30, do próximo Domingo, dia 4 de setembro, no largo da Igreja, em Algoso.

“Após a Missa das 16h00, a peça de teatro vai ser apresentada no largo da Igreja de Algoso. Decidimos por não o fazer no castelo, para possibilitar a participação das pessoas mais idosas e com mobilidade reduzida”, informou.

‘Lugares Legados’ é um espetáculo que pretende preservar e valorizar a memória material e imaterial das localidades e das suas gentes.

O projeto é uma criação da Saga Storica CRL e é financiado pelo programa “Garantir Cultura” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vimioso e da Junta de Freguesia de Algoso.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário