Bruno Lopes, da produtora A SAGA, adiantou que o espetáculo “Lugares Legados” vai ser uma representação interativa, pois foi construída a partir das experiências e vivências da população local, em tornou do castelo de Algoso.
“Vamos celebrar a identidade da aldeia de Algoso. Para além do património edificado como é o seu castelo, vamos também celebrar as pessoas, as memórias e as tradições que não constam nos livros de história e que correm o risco do esquecimento”, disse.
Segundo Bruno Lopes, o projeto “Lugares Legados” pretende dar a conhecer 15 monumentos históricos da raia portuguesa, entre os quais estão os castelos de Algoso (4 de setembro), de Miranda do Douro (17 de setembro) e de Mogadouro (30 de setembro).
Por seu lado, a vereadora do município de Vimioso, Carina Lopes explicou que este projeto foi apresentado pela produtora “A SAGA”, com o propósito de dar visibilidade a um monumento histórico do concelho.
“A SAGA selecionou o castelo de Algoso e o objetivo do espetáculo é contar histórias e preservar memórias da população alusivas ao castelo. Este espetáculo insere-se nas iniciativas que contribuem para divulgar o nosso património e o concelho e por isso é bem-vindo”, justificou.
Sobre a escolha de Algoso para integrar o espetáculo “Lugares Legados”, a presidente da Freguesia de Algoso, Cristina Miguel, sublinhou que a seleção resultou da recolha feita, em fevereiro passado, junto da população sobre as tradições e os cantares locais.
“Foi feita uma recolha que agora vai ser recriada numa peça de teatro, com o objetivo de preservar e divulgar o património material e imaterial desta freguesia e das suas gentes” – Cristina Miguel.
A autarca informou que o espetáculo está agendado para 17h30, do próximo Domingo, dia 4 de setembro, no largo da Igreja, em Algoso.
“Após a Missa das 16h00, a peça de teatro vai ser apresentada no largo da Igreja de Algoso. Decidimos por não o fazer no castelo, para possibilitar a participação das pessoas mais idosas e com mobilidade reduzida”, informou.
‘Lugares Legados’ é um espetáculo que pretende preservar e valorizar a memória material e imaterial das localidades e das suas gentes.
O projeto é uma criação da Saga Storica CRL e é financiado pelo programa “Garantir Cultura” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vimioso e da Junta de Freguesia de Algoso.
Sem comentários:
Enviar um comentário