Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Apresentação do livro “Vinhais: Judeus, Marranos e Inquisição”, de Jorge José Alves Ferreira

 De forma a assinalar o Dia Europeu da Cultura Judaica, o Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, vai receber na próxima sexta-feira, dia 02 de setembro de 2022, pelas 17h00, a apresentação do livro “Vinhais: Judeus, Marranos e Inquisição”, de Jorge José Alves Ferreira, uma obra sobre a presença dos judeus no nordeste transmontano, mais concretamente no concelho de Vinhais.


Numa viagem desde a instalação das primeiras judiarias em Portugal até ao século XX, os "marranos” de Trás os Montes foram-se libertando do medo de se assumirem como judeus praticantes.

O livro constitui-se num pequeno contributo para ajudar a retirar da penumbra uma parte da história que retrata as experiências vividas pelo povo judeu, numa época em que as convicções mais íntimas poderiam no limite custar a vida.

Este é já o terceiro trabalho sobre o judaísmo da autoria do escritor, novamente contemplando uma vasta pesquisa de processos judaicos existentes no arquivo nacional da Torre do Tombo, num projeto que tem vindo a ser desenvolvido há alguns anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário