sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Miranda do Douro: Jovens voluntários reabilitam quatro casas de habitação no concelho

 De 21 de agosto a 4 de setembro, jovens voluntários da associação “Just a Change” estão a reabilitar 4 casas de habitação, nas localidades de Malhadas, Póvoa, Picote e Sendim, um projeto que é cofinanciado pela empresa Movhera e pelo município de Miranda do Douro.

Os jovens voluntários da associação “Just a Change” com o casal de pessoas idosas, Abel e Graciosa, junto à sua habitação, em Malhadas.

De acordo com o vereador do município de Miranda do Douro, Vitor Bernardo, o projeto de reabilitação habitacional foi proposto pela empresa Movhera, atual concessionária das barragens de Miranda do Douro e de Picote.

“O município de Miranda do Douro comparticipa na aquisição de materiais de construção e no alojamento dos voluntários. Por sua vez, a Santa Casa da Misericórdia oferece os almoços aos jovens voluntários da associação ‘Just a Change’”, referiu.

Questionado sobre a atual situação da habitação no concelho de Miranda do Douro, o vereador, Vitor Bernardo, respondeu que ainda há muitas habitações que carecem de intervenção, sobretudo no meio rural.

“Com este projeto estamos a reabilitar 4 casas. Mas no meio rural há muitas habitações que carecem de obras, sobretudo de isolamento térmico, de caixilharia, de vidro duplo, de cobertura e telhado isolado”, indicou.

Francisco Amaro, da associação “Just a Change” informou que as casas que estão a ser intervencionadas no concelho de Miranda do Douro pertencem a pessoas que vivem em pobreza habitacional.

“Os trabalhos são sempre acompanhados por técnicos de obra contratados e por coordenadores mais experientes, de modo a assegurar as condições de segurança e para que o nível técnico da obra sejam bem executado”, disse.

Relativamente à obra a decorrer em Malhadas, onde estão a trabalhar cinco voluntários e um coordenador, Francisco Amaro, adiantou que a habitação pertence a um casal de pessoas idosas que necessita de várias intervenções.

“O telhado da habitação vertia água e corria o risco de cair. Para além disso, o wc precisa de obras para garantir o escoamento de água e há a necessidade de substituição da banheira por um poliban, devido à menor mobilidade do casal de idosos. Ao nível do isolamento térmico, também estão a ser feitas várias intervenções, como a adição de isolante térmico, a instalação de um teto falso para criar uma caixa de ar, com a aplicação de lã de rocha, para garantir que a casa retém calor no inverno e frescura no verão”, indicou.

As obras decorrem ao longo de 15 dias, no âmbito do programa “Camp In”, que está a ser implementado, simultaneamente, noutras 12 localidades de todo o país e envolvem a participação de 400 voluntários.

Hugo Campos é um dos jovens que está a participar na reabilitação da casa, em Malhadas. Questionado sobre o que o motiva a participar neste campo de trabalho, respondeu que o projeto da associação “Just a Change” é diferenciador no voluntariado em Portugal.

“Ao participar neste campo de trabalho estou a aprender as noções básicas da construção civil. Para além disso, é muito gratificante pôr-me ao serviço de quem mais precisa e simultaneamente conhecer pessoas fantásticas, como são os outros voluntários”, disse.

Por seu lado, o casal de idosos, Abel e Graciosa, mostraram-se radiantes com a presença e generosa ajuda dos jovens voluntários na reabilitação da sua habitação, na aldeia de Malhadas.

Esta iniciativa que está a ser desenvolvida pela associação Just a Change, é cofinanciada pelo município de Miranda do Douro e a empresa Movhera.

Segundo Francisco Amaro, a reabilitação das quatro casas do concelho de Miranda do Douro tem um custo de 53 mil euros.

“Em duas habitações há uma intervenção praticamente integral, pois está a ser construído o saneamento básico e a instalação de eletricidade”, indicou.

A associação “Just a Change” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional. Para tal, mobiliza voluntários que num espírito altruísta e generoso transforma as casas em lugares dignos de serem habitados.

Desde 2010, a “Just a Change” já reabilitou mais de 280 casas e 75 instituições, beneficiando a vida de mais de 5000 pessoas e mobilizando mais de 5000 voluntários nacionais e internacionais.

De acordo com os princípios desta associação, uma habitação digna é o ponto de partida para uma nova vida.

“Reabilitamos casas, reconstruímos vidas!”, é o lema.

Sem comentários:

Enviar um comentário