quarta-feira, 24 de agosto de 2022

𝐅𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐍𝐚𝐬𝐨 | 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐑𝐚𝐜̧𝐚 𝐀𝐬𝐢𝐧𝐢𝐧𝐚 𝐝𝐞 𝐌𝐢𝐫𝐚𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐨 𝐃𝐨𝐮𝐫𝐨 - 𝟏𝟖ª 𝐄𝐝𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨

 📌 O Município de Miranda do Douro, em colaboração com a AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e com a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, vão dinamizar o Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, no Recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso, aldeia da Póvoa.


➡ Este concurso tem por principal objetivo avaliar a evolução e estado atual da raça Asinina de Miranda não só no núcleo da raça – Planalto Mirandês - como a nível nacional, tendo em consideração, os progressos que se têm verificado no seu desenvolvimento genético, bem como proporcionar aos criadores a oportunidade de mostrar o empenho e brio que vêm desenvolvendo na sua seleção. Procura-se, simultaneamente, estimular os criadores para a produção de animais que, pelas suas características, bem-estar e qualidade de vida, possam contribuir para a promoção e dignificação da única raça de asininos reconhecida em Portugal Continental, não só enquanto património genético, mas também enquanto património cultural.

✅ O “Burro de Miranda” é um ícone identitário do nosso território e de prestígio do Planalto Mirandês, reconhecido internacionalmente. É uma raça, totalmente adaptada à área geográfica em que se desenvolve, com terrenos pobres, com pouca profundidade de solo, pouco aptos para a agricultura, cujo interesse se tem renovado, nos últimos anos, na perspetiva da sua utilização para novas funções, principalmente relacionadas com atividades de lazer e turismo e que, está plenamente, integrado nas tradições locais, presente em atos sócio culturais e populares o que, muito dignifica os criadores.

O Concurso promete muita animação, convívio e boa disposição! Venha conhecer as singularidades do Burro de Miranda e aprenda mais sobre esta raça autóctone, que tanto nos dignifica e incumbe preservar!

👉 Junte-se a nós e aos criadores desta raça num convívio descontraído e animado em que o burro é o protagonista!

📲 Saiba mais AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário