Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Balbina Mendes dá a conhecer “A segunda pele”

 Está em exibição no antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro, a exposição de pinturas “A segunda pele”, inaugurada no passado dia 19 de agosto, pela pintora mirandesa, Balbina Mendes.


A nova exposição da artista, natural de Malhadas, tem a novidade de decorrer, simultaneamente, em duas localidades: Mogadouro e Miranda do Douro – e com diferentes obras.

De acordo com a autora, a série de pinturas “A Segunda Pele” resulta do fascínio pela máscara.

“As telas da coleção ‘A Segunda Pele’ são as múltiplas máscaras que ocultam e denunciam, obliteram e revelam…”, pode ler-se no comunicado.

Fazendo uso do plexiglass – matéria acrílica dura e transparente, usada em vez do vidro – Balbina Mendes, fez deste material uma camada exterior, que só por si funciona como dupla máscara.

“É como um filtro que, por um lado, distancia o espectador da superfície da tela; e por outro, adiciona uma nova imagem e grafismo à pintura”, explica.

Simultaneamente, o reflexo do plexiglass convoca o observador a interagir com a obra, ao ver a sua imagem projetada para além do rosto que observa, adicionando-lhe uma nova máscara, “uma outra pele”.

Em Miranda do Douro, a inauguração da exposição “A Segunda Pele” teve o contributo de José Francisco Meirinhos, do grupo musical Hardança e de José Maria Pires, do Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM).

A exposição “A Segunda Pele” conta com o apoio do município de Miranda do Douro, do Museu da Terra de Miranda e vai estar patente em Miranda do Douro até ao dia 23 de outubro.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário