segunda-feira, 29 de agosto de 2022

São Martinho: Juventude deu vida e alegria à festa de Nossa Senhora dos “Solteiros”

 Concluíram-se no Domingo, dia 28 de agosto, as Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, em São Martinho, com a arruada pelas ruas da aldeia, seguida da celebração da missa, da procissão e as atuações dos pauliteiros e pauliteiras locais.


Em São Martinho, as festividades em honra de Nossa Senhora do Rosário decorreram de 22 a 28 de agosto e ofereceram à população local inúmeras atividades, desde a música tradicional, jogos infantis, um torneio de futebol, olímpiadas para crianças e adultos, um torneio de sueca, atuações dos pauliteiros e pauliteiras e vários espetáculos musicais.

As festividades culminaram no Domingo, dia 28 de agosto, com a tradicional arruada dos pauliteiros e pauliteiras locais pelas ruas de São Martinho.

Às 14h00, a população juntou-se na igreja matriz para a celebração da Missa, presidida pelo padre Aníbal Afonso, natural de São Martinho.

O sacerdote celebrou a eucaristia, em mirandês, e disse à assembleia que a festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Nossa Senhora dos “Solteiros” é a festa mais bonita desta localidade raiana.
“Esta festa é uma tradição muito antiga que visa incutir nos jovens a devoção a Nossa Senhora”, explicou.

No decorrer da celebração, o padre Aníbal Afonso afirmou que “quem tem Nossa Senhora por mãe e conselheira, anda sempre bem encaminhado”.

Numa alusão ao Evangelho da Missa, o sacerdote referiu-se a Jesus que habitualmente participava em festas e banquetes, não para se destacar dos demais, mas sim para dar o exemplo, fazendo-se próximo, simples e humilde.

“Quem quiser ser grande, faça-se como Jesus e como Maria: servo dos outros”, exortou.

Outras notas de destaque na festa em honra de Nossa Senhora é grande participação dos emigrantes e a ativa participação dos grupos de pauliteiros locais.

“Na arruada pelas ruas da aldeia, os pauliteiros dançam de casa em casa, ao longo de todo o dia e sacrificam-se para embelezar a festa em honra de Nossa Senhora!”, destacou.

Para além da arruada matinal, os pauliteiros e pauliteiras de São Martinho participaram ativamente na missa e na procissão e finalizada a celebração ofereceram uma atuação no adro da igreja, para toda a população.


André Meirinhos é pauliteiro e este ano assumiu a responsabilidade de ser presidente da mordomia das festas em honra de Nossa Senhora do Rosário.

“Ser mordomo da festa exige organização para contratar os agrupamentos musicais e criatividade para ter ideias e desenvolver atividades. Este ano oferecemos à população de São Martinho atividades muito diversas e isso foi do agrado das pessoas. Tivemos os imprevistos da chuva na noite de sábado e da recorrente dificuldade dos camiões entrarem no recinto da associação, mas tudo acabou por correr bem”, disse.

A festa deste ano teve como grande novidade a primeira atuação do grupo das pauliteiras de São Martinho.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário