Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Hospital de Bragança vai passar a ter consultas externas de paliativos

 A partir de Novembro, vai passar a haver consultas externas de paliativos também no Hospital de Bragança.


A novidade foi avançada por Liseta Gomes, Directora do Departamento de Paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste.

“Neste momento temos consulta externa me Macedo e Mirandela. A partir do próximo mês vamos passar a ter também em Bragança, ficando com as todas as valências de apoio em cuidados paliativos”, avançou.

As regras impostas ao serviço de cuidados paliativos, com a vinda da pandemia, já não são tão exigentes e, ainda este mês, os familiares vão poder voltar a pernoitar com os doentes hospitalizados na Unidade de Internamento de Paliativos, sediada em Macedo de Cavaleiros.

“Vamos retomar uma prática que era norma nos cuidados paliativos, que era a possibilidade de pernoita dos familiares junto dos utentes internados. Já tínhamos aberto algumas excepções nestas últimas semanas e, a partir de agora, acho que não haverá inconveniente em voltar a adoptar essa prática. De uma forma geral as visitas também já têm outra abertura”, disse.

Novidades avançadas à margem da Semana dos Cuidados Paliativos, que se assinalou de 10 a 14 de Outubro.

Durante a semana foram realizadas várias actividades em Macedo de Cavaleiros, direccionadas aos doentes, familiares, profissionais e até à população.

Na sexta-feira foi feita uma vigília em homenagem aos doentes falecidos em frente à antiga entrada da Unidade de Cuidados Paliativos.

Foram vários os familiares que se juntaram para partilhar o momento, agradecendo aos profissionais pelo papel que desempenham junto de quem está doente.

“O meu marido faleceu em agosto. Enquanto esteve internado aqui foi muito bem cuidado. São excelentes e só tenho que agradecer”, referiu Manuela Marinho.

Os Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste abrangem todo o distrito com cuidados domiciliários, excepto nos concelhos de Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.

A única Unidade de Internamento de Paliativos do distrito, localizada em Macedo de Cavaleiros, tem capacidade para 12 doentes.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário