A novidade foi avançada por Liseta Gomes, Directora do Departamento de Paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
“Neste momento temos consulta externa me Macedo e Mirandela. A partir do próximo mês vamos passar a ter também em Bragança, ficando com as todas as valências de apoio em cuidados paliativos”, avançou.
As regras impostas ao serviço de cuidados paliativos, com a vinda da pandemia, já não são tão exigentes e, ainda este mês, os familiares vão poder voltar a pernoitar com os doentes hospitalizados na Unidade de Internamento de Paliativos, sediada em Macedo de Cavaleiros.
“Vamos retomar uma prática que era norma nos cuidados paliativos, que era a possibilidade de pernoita dos familiares junto dos utentes internados. Já tínhamos aberto algumas excepções nestas últimas semanas e, a partir de agora, acho que não haverá inconveniente em voltar a adoptar essa prática. De uma forma geral as visitas também já têm outra abertura”, disse.
Novidades avançadas à margem da Semana dos Cuidados Paliativos, que se assinalou de 10 a 14 de Outubro.
Durante a semana foram realizadas várias actividades em Macedo de Cavaleiros, direccionadas aos doentes, familiares, profissionais e até à população.
Na sexta-feira foi feita uma vigília em homenagem aos doentes falecidos em frente à antiga entrada da Unidade de Cuidados Paliativos.
Foram vários os familiares que se juntaram para partilhar o momento, agradecendo aos profissionais pelo papel que desempenham junto de quem está doente.
“O meu marido faleceu em agosto. Enquanto esteve internado aqui foi muito bem cuidado. São excelentes e só tenho que agradecer”, referiu Manuela Marinho.
Os Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste abrangem todo o distrito com cuidados domiciliários, excepto nos concelhos de Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.
A única Unidade de Internamento de Paliativos do distrito, localizada em Macedo de Cavaleiros, tem capacidade para 12 doentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário