Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Conhece uma árvore com história? Pode candidatá-la a este concurso

Procuram-se árvores que se tornaram parte de uma comunidade. As candidaturas para o Concurso Nacional Árvore do Ano 2023 estão abertas até 18 de Novembro.

Um sobreiro em Arraiolos foi a árvore do ano de 2022 em Portugal - MANUEL PITEIRA

Conhece uma árvore com história? E gostaria que todos a conhecessem? Pode candidatá-la ao Concurso Nacional Árvore do Ano 2023. As candidaturas estarão abertas até 18 de Novembro. Caso essa árvore seja escolhida para o concurso, pode vir a ser a árvore do ano de 2023 e vir a representar Portugal no concurso europeu.

As candidaturas ao concurso podem ser feitas por uma entidade ou particular, indica no seu site a União da Floresta Mediterrânica – UNAC, a organizadora do concurso em Portugal. O regulamento pode ser consultado aqui e o formulário de inscrição aqui. Das árvores inscritas, serão seleccionadas dez por um júri. Essas ficarão disponíveis para votação online e a mais votada será a Árvore Portuguesa do Ano 2023.

“O propósito do Concurso Árvore do Ano é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural”, nota-se no site da UNAC. “Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e relações com as pessoas. Procuramos árvores que se tornaram parte de uma comunidade maior.”

A árvore seleccionada em Portugal representará o país no concurso europeu. Organizado pela Associação de Parceria Ambiental (EPA), essa competição é composta por vencedores dos diferentes concursos nacionais.

Esta será a sexta vez que o concurso decorre em Portugal. Antes, em 2018, o Sobreiro Assobiador da aldeia de Águas de Moura (no concelho de Palmela) ficou em primeiro lugar no concurso europeu. Em 2019, a Azinheira Secular do Monte do Barbeiro, localizada a sete quilómetros da aldeia de Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola, obteve o terceiro lugar. Já em 2020 o castanheiro de Vales, em Tresminas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, conseguiu o sexto lugar no concurso europeu. Em 2021, o plátano do Rossio de Portalegre ficou em quarto lugar. E, em 2022, um sobreiro de Arraiolos conseguiu o terceiro lugar.


Consulte o Regulamento AQUI.
Consulte a Apresentação do Concurso AQUI.
Candidaturas AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário