14 empresas locais quiseram dar a conhecer os seus produtos nos mercados lá fora. Para isso, aderiram ao projecto Export PT, do Nerba, que promove a internacionalização nos mercados da Bélgica, França e Reino Unido. A Casa do Mel, um negócio com mais de 30 anos, foi um dos participantes. Manuel Gonçalves explicou que o mel de Montesinho já é vendido nestes países, mas através do projecto acredita que é possível atrair mais clientes. "Já estamos nesses mercados. Temos que nos mostrar a novos clientes dentro desses mercados e com isso atingir os objectivos a que nos propusemos: alargar o leque de clientes e mostrar o produto, ainda que os custos deste tipo de projectos sejam bastante caros para empresas como a nossa".
Levar os produtos a feiras fora do país é o princípio para a internacionalização dos produtos e conquista de mercados. Um trabalho longo, mas que as empresas acreditam que vai trazer vantagens, como é o caso de Jorge Moreira, da Sortegel. "No imediato não existiu um aumento significativo das vendas devido ao projecto. Mas o que é importante, como referi, é a promoção do produto e a conquista do mercado e do nome a médio/longo prazo, o que não é fácil".
De acordo com a coordenadora do projecto, Luísa Pires, este projecto serviu ainda para que as empresas percebessem o que devem mudar. "Numa das feiras, em Paris, tínhamos três produtos, mas os clientes deslocavam-se logo para a garrafa mais elaborada. Isto leva-os a perceber que é preciso fazer mudanças".
O Nerba criou ainda um projecto com o objectivo de ajudar na certificação de pequenas empresas. 21 aderiram ao Inova PME, uma delas foi a Megatic. Se antes tinha apenas dois colaboradores, agora são seis e graças à certificação, explica o proprietário Pedro Parreiras. "Ajudou-nos a crescer, a não desperdiçar tanto tempo e a encontrar ovas oportunidades de negócio. Temos tido um volume de trabalho que tem vindo a crescer".
Além de ajudar na certificação, também tem a componente do marketing digital, explica Ana Paula Lousada, coordenadora do projecto. "Muitas das empresas fizeram refresh dos seus logotipos, construíram e reformularam páginas de internet, criaram lojas online, trabalharam planos de comunicação online..".
O Export PME decorreu no âmbito do Programa Portugal 2020 e o Inova PME no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. O resultados foram apresentados ontem, no Nerba.
Sem comentários:
Enviar um comentário