Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Novo Comandante da PSP do distrito admite ser “uma enorme honra” esta nomeação

 O novo Comandante da PSP do distrito de Bragança, Carlos Anastácio, considera, em declarações ao Mensageiro de Bragança, que esta nomeação foi “uma enorme honra” pois é “um dos cargos mais nobres” que um Superintendente pode exercer e garante, agora, que tudo fará “para merecer a confiança” dos cidadãos do Nordeste Transmontano.


“Foi para mim uma enorme honra a proposta de nomeação para Comandante Distrital da PSP de Bragança, efetuada pelo Exmo. Sr.º Diretor Nacional a Sua Excelência o Sr.º Ministro da Administração Interna. Como resultado dessa proposta fui designado, em comissão de serviço, pelo período de três anos, para as funções já referidas. Encaro a confiança depositada na minha pessoa como um estímulo e motivação para o exercício de tão elevada responsabilidade. Durante os 33 anos em que sirvo na PSP tive oportunidade de desempenhar diversos cargos na instituição. Agora, fruto da ascensão à categoria de Superintendente, surgiu a oportunidade de exercer o cargo de Comandante Distrital, em Bragança”, disse Carlos Anastácio, de 51 anos.

“O cargo de Comandante Distrital é para mim dos mais nobres que um Superintendente da PSP pode exercer. Desde logo, por ser o máximo representante da PSP no distrito implicando por isso relacionamento com todas as forças vivas da região incluindo as congéneres. Por outro lado, é um cargo que povoa desde cedo o imaginário dos jovens cadetes que ingressam no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, uma vez que se trata do exercício do Comando ao mais alto nível, para onde é dirigida grande parte da formação aí ministrada”, disse ainda.

O novo comandante sublinha que “dada a recente nomeação, com efeitos desde 24 de outubro de 2022”, encontra-se “em processo de avaliação, também do público externo e interno”.

“Dada a complexidade da sociedade atual e também da função policial, é impossível agarrarmo-nos a receitas preconcebidas de aplicação geral. Tem de se proceder a uma avaliação criteriosa que nos permita desvendar a realidade envolvente e aplicar os nossos recursos, nunca abundantes, onde surtam maior efeito, sendo certo que da avaliação efetuada terá de resultar sempre um claro benefício para o cidadão que servimos, mantendo seguras as cidades de Bragança e Mirandela”, frisou o até aqui Segundo Comandante da PSP de Faro.

“Em suma, encaro a minha comissão de serviço de três anos como Comandante da PSP de Bragança com espírito de missão e tudo farei para merecer a confiança que sei que toda a comunidade de Bragança e Mirandela depositam na sua PSP, honrando assim os seus 146 anos de existência e todos os policias e pessoal técnico de apoio à atividade operacional”, concluiu.

Tal como o Mensageiro anunciou em primeira mão, Carlos Anastácio tomou posse na segunda-feira como novo comandante da PSP de Bragança, substituindo José Carlos Neto, que pediu uma licença sem vencimento.

Carlos Anastácio, de 51 anos, foi promovido, em setembro, a superintendente e era, desde 2019, segundo comandante da PSP de Faro. Foi chefe da Divisão de Estudos, Doutrina Policial e Relações Internacionais entre 2014 e 2019, chefe da Divisão de Prevenção Pública e Proximidade entre 2012 e 2014, Comandante do Grupo de Operações Especiais da Unidade Especial de Polícia entre 2010 e 2012 e de Comandante do Corpo de Intervenção da Unidade Especial de Polícia em 2009.

É licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna. Possui uma pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação, pela Escola Superior de Comunicação Social.

António G. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário