Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Sendim: Feira dos Grazes vai decorrer ao longo de três dias

 Em Sendim já está tudo pronto para a realização da Feira dos Grazes, um certame que este ano tem a novidade de decorrer ao longo de três dias, de 28, 29 e 30 de outubro e que para além da conhecida feira franca, vai oferecer aos visitantes a oportunidade de adquirir produtos locais e de assistir aos concertos musicais.


O certame vai iniciar-se na sexta-feira, dia 28 de outubro, ao final da tarde (18h00), numa cerimónia que vai contar com a participação do presidente de união de freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril e do vice-presidente da região de Turismo do Norte, Inácio Ribeiro


De acordo com a vice-presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Ana Paula André, no decorrer desta cerimónia de abertura da Feira dos Grazes vai ser apresentado o projeto do há muito esperado matadouro intermunicipal.

“Este novo equipamento vai ser construído na vila de Sendim, para servir os concelhos de Miranda do Douro e Vimioso”, sublinhou.

Outra novidade na edição da Feira dos Grazes deste ano é a participação de expositores locais, para comercialização de produtos como os vinhos da cooperativa Ribadouro; o azeite da cooperativa olivícola sendinesa; os artigos em burel; o mel; o artesanato; o pão; o fumeiro; as compotas; e as facas de Palaçoulo.

“Neste primeiro ano vão participar 12 expositores locais”, indicou.

No decorrer da feira, os visitantes poderão ainda almoçar e jantar nos restaurantes locais e no restaurante instalado salão de festas, sendo que o prato gastronómico em destaque vai ser a “posta à sendinesa”.

Ao longo dos três dias, o evento vai ser animado pelos grupos de pauliteiros de Sendim, pelos gaiteiros locais e pelo rancho folclórico e etnográfico de Sendim.

“O nosso grande objetivo com a Feira dos Grazes é promover as trocas comerciais e dinamizar o mais possível a vila de Sendim”, justificou.

À noite, a animação musical vai estar a cargo de grupos como o “Triângulo”, o “Ás da Concertina”, “Augusto Canário e Amigos” e a artista “Quina Barreiros”.

Embora as condições climatéricas sejam instáveis no outono, a organização prevê a afluência de muito público à Feira dos Grazes de Sendim.

“O fim-de-semana da Feira dos Grazes antecede o feriado do Dia de Todos os Santos, pelo que esperamos a vinda de muita gente a Sendim”, disse.

Sobre a razão da popularidade da Feira dos Grazes de Sendim, a autarca sendinsesa respondeu que tradicionalmente há muitas pessoas que esperam por esta feira para comprar a roupa para o inverno.

“Há muitas pessoas que esperam pelos Grazes para comprar os lençóis, os cobertores, os casacos e o calçado”, indicou.

Manuel José Afonso, por exemplo, tem 80 anos e é natural de Sendim. Recorda-se da feira dos Grazes desde a sua infância e diz que outrora esta feira era sobretudo agrícola, dado que se realiza em outubro, a época das sementeiras.

“Como Sendim continua a ser uma localidade agrícola, se outrora se vendiam os burros para os trabalhos no campo, hoje em dia vendem-se tratores, máquinas e alfaias agrícolas”, informou.

Desde então até hoje, a Feira dos Grazes manteve-se viva e continua a ser um evento que atrai a vinda de muitas pessoas, sobretudo dos concelhos de Miranda do Douro, de Mogadouro e Vimioso e também da vizinha Espanha.

A Feira dos Grazes é um certame anual, organizado pela União de Freguesias de Sendim e Atenor e que conta com o apoio do município de Miranda do Douro.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário