Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

I Feira da Amêndoa deu vida à aldeia de Amendoeira durante o fim de semana

 A amêndoa e outros produtos da terra atraíram vários visitantes durante o fim de semana à aldeia da Amendoeira, no concelho de Macedo de Cavaleiros.


A primeira feira temática da localidade tem como mote a amêndoa, cujas plantações têm vindo a crescer na freguesia, refere o presidente da junta, Inácio Oliveira:

“As plantações são cada vez mais, com mais produtores a quererem plantar amendoeiras.

Isso é bom para a freguesia.”

Nem o frio ou a chuva afastaram os visitantes que se quiseram juntar ao certame, que ao que tudo é para se manter nos próximos anos:

“Nem o tempo afastou os visitantes e a adesão foi boa.

Houve uma grande variedade de produtos, todos aqui da freguesia.

Possivelmente será um certame para continuar nos próximos anos, as pessoas têm-me pedido muito isso.”

Marcaram presença 18 expositores da freguesia, com amêndoas e outros produtos, que consideram ser uma boa forma de promover a localidade:

“Dar a conhecer os produtos que tenho, que são naturais e biológicos.

Acho que esta feira é muito importante pois os visitantes ficam a conhecer também o modo de vida das pessoas, visto estes serem produtos resultarem de uma agricultura praticamente de subsistência.” disse a habitante Maria Santos.

“Do que trouxemos temos principalmente noz.

Temos um pequeno campo, onde as produzimos, embora não tenhamos quantidade suficiente para fazer negócio.

Achámos que seria uma forma de promover a aldeia e tentámos, aliados à noz, amêndoa, avelã e à castanha, fazer uns pequenos bolos que dessem a noção daquilo que é a origem e o destino do produto acabado.

Estes eventos são interessantíssimos.” referiu Liliana Bento.

“Trouxemos a marmelada caseira, compota de abóbora com amêndoa e aguardente.

Foi uma excelente iniciativa para dinamizar a aldeia, julgo que esse objetivo foi conseguido, houve imensa gente e bastantes expositores, sendo que alguns ficaram com as bancas completamente vazias e tiveram de ir preparar mais produtos para trazer.” deu a saber Susana Cabeça.

A I Feira da Amêndoa e Outros Produtos da Terra aconteceu durante os dois dias do fim de semana na aldeia da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, em paralelo com várias atividades.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário