Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Palombar fala sobre como educar para a conservação da natureza em sessão da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional

 A Comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) organizou, no dia 21 de outubro de 2022, uma sessão participativa dedicada ao tema "Como educar para a conservação da Natureza - conhecer e valorizar o património natural", na qual a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural foi convidada a participar para apresentar o trabalho que tem desenvolvido nesta área em territórios abrangidos pelo PNDI.

Sara Freire a apresentar o trabalho desenvolvido pela Palombar na área da educação para a conservação da natureza. Fotografia DR.

Durante o evento, que teve lugar na Plataforma de Ciência Aberta de Barca D'Alva, no concelho de Figueira da Castelo Rodrigo, a Palombar abordou a temática da educação para a conservação da natureza, e partilhou a sua experiência, dificuldades e sugestões neste âmbito, contribuindo para a reflexão sobre a importância da educação ambiental no PNDI, o sentimento de pertença da comunidade e o caminho que poderá ser percorrido no futuro.

A Palombar, representada por Sara Freire, técnica de Ecoturismo e Educação Ambiental da organização, destacou igualmente a importância das experiências práticas, atrativas e positivas no território, em contacto direto com a natureza, como fundamentais para as crianças desenvolverem capacidades de tomada de decisões responsáveis do ponto de vista ambiental.

A Plataforma de Ciência Aberta de Barca D'alva e a Associação Transumância e Natureza também falaram sobre o trabalho que têm realizado no terreno neste domínio. Participaram também nesta sessão o Executivo municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, vereadores da Educação dos municípios de Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, assim como representantes da Direção Regional da Conservação da Natureza e Floresta do Norte, técnicos da Comissão de Cogestão e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), diretores de agrupamentos de escolas e professores.

As sessões participativas organizadas pela Comissão de Cogestão do PNDI têm como objetivo gerar uma espaço de diálogo entre as associações de ambiente que trabalham no terreno, os executivos municipais e os agentes educativos, partilhando pontos de vista e possíveis soluções para o futuro da educação ambiental no território.

A Palombar integra a Comissão de Cogestão do PNDI. O Modelo de Cogestão das áreas protegidas é coordenado pelo ICNF.

Sem comentários:

Enviar um comentário