Sara Freire a apresentar o trabalho desenvolvido pela Palombar na área da educação para a conservação da natureza. Fotografia DR. |
Durante o evento, que teve lugar na Plataforma de Ciência Aberta de Barca D'Alva, no concelho de Figueira da Castelo Rodrigo, a Palombar abordou a temática da educação para a conservação da natureza, e partilhou a sua experiência, dificuldades e sugestões neste âmbito, contribuindo para a reflexão sobre a importância da educação ambiental no PNDI, o sentimento de pertença da comunidade e o caminho que poderá ser percorrido no futuro.
A Palombar, representada por Sara Freire, técnica de Ecoturismo e Educação Ambiental da organização, destacou igualmente a importância das experiências práticas, atrativas e positivas no território, em contacto direto com a natureza, como fundamentais para as crianças desenvolverem capacidades de tomada de decisões responsáveis do ponto de vista ambiental.
A Plataforma de Ciência Aberta de Barca D'alva e a Associação Transumância e Natureza também falaram sobre o trabalho que têm realizado no terreno neste domínio. Participaram também nesta sessão o Executivo municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, vereadores da Educação dos municípios de Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, assim como representantes da Direção Regional da Conservação da Natureza e Floresta do Norte, técnicos da Comissão de Cogestão e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), diretores de agrupamentos de escolas e professores.
As sessões participativas organizadas pela Comissão de Cogestão do PNDI têm como objetivo gerar uma espaço de diálogo entre as associações de ambiente que trabalham no terreno, os executivos municipais e os agentes educativos, partilhando pontos de vista e possíveis soluções para o futuro da educação ambiental no território.
A Palombar integra a Comissão de Cogestão do PNDI. O Modelo de Cogestão das áreas protegidas é coordenado pelo ICNF.
Sem comentários:
Enviar um comentário