Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 29 de outubro de 2022

Alunos de Freixo de Espada à Cinta podem concluir secundário, pela primeira vez, na vila

 Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, deu início a cursos técnico profissionais com 15 alunos que lhes permite concluírem pela primeira vez nesta vila o ensino secundário disse hoje o presidente da câmara.


“Os cursos começaram com 15 alunos oriundos do concelho de Freixo de Espada Cinta, mas são esperados entre 30 a 40 alunos de Cabo Verde e Guiné Bissau. Este é um grande passo em direção a um futuro melhor, uma oportunidade de ouro que deve ser bem aproveitada”, explicou à Lusa, Nuno Ferreira.

O agora polo de Formação Profissional do município de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, está a funcionar na antiga escola primária n.º 2 que foi remodelada e equipada com as condições necessárias para os alunos.

“Estes alunos de Freixo de Espada já não têm de se deslocar para outros concelhos para concluir os seus estudos secundários. Os alunos que vêm destes dois Países de Língua Oficial Portuguesa [PALOP] ficarão de forma permanente, o que trará outra dinâmica a esta vila”, vincou o autarca socialista.

O ensino técnico-profissional na nesta vila é resultado de uma parceria com o município, ministério da Educação e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

“São cerca de 50 alunos que diariamente estarão em Freixo de Espada à Cinta que vão a ajudar a incrementar uma nova dinâmica na economia local tanto na hotelaria, restauração e similares”, indicou Nuno Ferreira.

Os cursos lecionados neste polo de ensino são o de Técnico de Turismo e de Técnico de Cozinha/Pastelaria e para breve arrancará o curso de Técnico de Vitivinicultura.

“São cursos que dão equivalência ao grau quatro do ensino e que têm a ver com a realidade económica deste concelho”, frisou Nuno Ferreira.

Para o autarca transmontano, o Ensino Secundário Profissional é hoje uma realidade em Freixo de Espada à Cinta, sendo um compromisso “assumido e cumprido pelo Executivo autárquico que continuará a trabalhar em prol das crianças e jovens do concelho, defendendo e lutando pelos seus interesses e pelo direito de todos à educação”, disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário