Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Vimioso: Hugo Vaz mostra a sua criação artística

 A Casa da Cultura de Vimioso tem em exibição, a exposição “2022, Epopeia na Terra”, trata-se de uma coleção de pinturas e esculturas de Hugo Vaz, na qual o artista transmontano, natural de Carção, procura expressar a sua identidade e uma multiplicidade de sentimentos.


Quem decida visitar a casa da cultura, em Vimioso, vai encontrar pinturas e esculturas construídas com vários materiais e onde se destacam volumes e uma variedade de cores, que “revelam um ser humano em constante construção”.

Nesta sua criação artística, Hugo Vaz, diz-se influenciado pela visão evolucionista de Darwin e do escritor alemão Franz Kafka, procurando assim expressar “as metamorfoses de um ser humano projetado num futuro imprevisível e inquietante”.

Atualmente, as obras de Hugo Vaz encontram-se em várias coleções particulares em Portugal, França, Holanda, E.U.A. E Singapura.

De acordo com a vereadora do município de Vimioso, Carina Lopes, a chegada da exposição “2022, Epopeia na Terra” a Vimioso, surgiu de um convite endereçado pelo município ao artista Hugo Vaz, natural de Carção, para expor algumas das suas obras.

“O Hugo Vaz respondeu afirmativamente ao nosso convite e a sua exposição, totalmente gratuita, vai estar patente na casa da cultura de Vimioso, de 31 de outubro até 27 de novembro”, disse.

No dia 31 de outubro, aquando da inauguração da exposição esteve presente uma turma de alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso que, segundo a autarca, “ficaram fascinados com a técnica artística do autor, de juntar a pintura e a escultura numa mesma obra”.

Na exposição destaca-se também a preocupação ambiental do artista, ao reutilizar materiais como os sacos de café ou as latas de conservas.

A exposição “2022, Epopeia na Terra” está patente na Casa da Cultura de Vimioso, até ao dia 27 de novembro.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário