Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 18 de março de 2023

Vinho e do Bacelo são motivo para visitar a aldeia de Fradizela este domingo (Mirandela)

 Este domingo, o vinho e bacelo vão estar em destaque na aldeia de Fradizela, no concelho de Mirandela.
Dão mote a 7ª edição da feira com o mesmo nome que proporciona um dia diferente à população residente e aos visitantes que rumam à localidade. Vão estar presentes cerca de 20 expositores com variados produtos regionais

Mas o convívio é, no entender do presidente da Junta de Freguesia, o principal atrativo do certame:

“Eu considero que o essencial é o convívio.

Às 9h30 há um percurso pedestre no qual as pessoas vão pelos campos e caminhos da aldeia. Isso traz alguma animação e colorido aos nossos campos. Traz gente, sendo a maior parte de Mirandela.

À tarde há a exposição dos produtos. A partir das 10h os expositores começam a enfeitar as bancas e a colocar os produtos, que são essencialmente o vinho, mel, frutos secos, fumeiro, folares e outro tipo de produtos. “

Manuel Figueira revela que este ano a novidade passa pela introdução de animação musical no certame, que vai ficar a cargo da Rádio Onda Livre com o programa Feiras e Festas:

“Nos outros naos era apenas a feira e notava-se uma quebra de animação. Por isso acho que vai resultar bem.

As pessoas têm a faceta popular e a animação é uma fonte fundamental de alegria que agrada às pessoas.”

A feira não aconteceu durante o período mais crítico da pandemia, o que fez falta à população:

As pessoas perguntavam pela feira.

Mesmo aquelas que não aderem, sentem falta da feira porque é outra animação, há mais gente e todo esse tipo de convívio que é preciso porque as aldeias estão a morrer e temos que tentar manter a chama acesa. “

Por enquanto, o vinho e o bacelo são os dois produtos que dão nome ao evento, no entanto, o presidente deu a saber que em edições futuras vão mudar o mote, visto que o bacelo tem tido pouca expressão no certame:

“Vai acontecer com certeza porque o bacelo não tem tido grande divulgação na feira e, por isso, temos de ponderar mudar o nome. Não faz sentido ser do bacelo e não haver bacelo.

Poderemos este ano mudar para algo como Feira do Vinho e do Azeite, visto que aqui também se produz algum azeite e até se engarrafa.”

Para já, continuam a ser o vinho e o azeite a dar nome à feira, que acontece este domingo e durante a tarde vai ser animada com o programa Feiras e Festas da Rádio Onda Livre, com as atuações de Broa de Mel, Amigos Vito, Duarte Vega, Encharca o Fole, Dance Studio e Chama Musical, a partir das 15h.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário