Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Estudantes internacionais do IPB deram a conhecer a sua cultura num festival

 Dar a conhecer a cultura de diversas comunidades que estudam no politécnico de Bragança e mostrar-lhes também a cultura brigantina foi o objectivo do primeiro festival intercultural


Aconteceu no anfiteatro ao ar livre do IPB, com actuações musicais, danças, artesanato e artes plásticas. O evento fez parte do projecto +inclusão, da Associação de Estudantes Africanos do IPB.

“Dar a conhecer a quem vem de fora para Bragança estudar, a cultura da cidade, os gostos, os hábitos, os costumes, a música e dança da região e também para quem cá vive também conhecer a riqueza cultural que vem de fora e torna a cidade única e multicultural”, referiu o coordenador, Wanderley Antunes.

Timor-Leste esteve representado por um grupo de dança e música, composto por alunos do IPB, entre eles Donato Martins. Dar a conhecer a sua cultura é já uma tradição destes povos.

“Temos que representar a nossa terra, temos uma cultura. É nossa tradição partilhar com as outras comunidades para dar a conhecer o nosso país”, referiu.

Yolanda dos Santos veio de Angola e está em Bragança há quatro anos. Estava à espera de encontrar uma cidade completamente diferente do seu país, mas nunca esperou ser tão bem recebida.

“Estava à espera que fosse ser diferente, mas não estava à espera que fosse ser bastante acolhedora, porque antes de morar cá, morei em Aveiro e há diferença na interacção da comunidade brigantina. Sentimo-nos acolhidos”, frisou.

Já Luís Lopes está há cinco anos em Bragança. É da Guiné-Bissau e admite que no início foi difícil adaptar-se.

“O mais difícil é adaptar à nova cultura, à nova realidade. É totalmente diferente, a cultura, a convivência, a gastronomia, é diferente. Foi difícil. O clima não tem nada a ver. Lá é tropical e mais quente, o frio lá são 20 graus”, contou.

O primeiro Festival Intercultural Regional de Bragança aconteceu na passada sexta-feira e sábado. O Instituto Politécnico atrai estudantes de todo o mundo. Cerca de 3 mil estudantes são internacionais, a maioria são africanos e brasileiros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário