O azeite premium “In Memoriam” é o “resultado de cinco anos de dedicação e testes cuidadosos com a variedade bical, já pouco plantada aqui na região”.
António Pavão, um dos proprietários da Casa de Santo Amaro, revela que esta edição é também “uma forma de homenagear as oito gerações que tornaram possível esta imagem de marca na produção de azeite de qualidade, a todos os familiares, a todos os colaboradores que passaram pela nossa casa.
António Pavão aponta as características diferenciadoras deste azeite da variedade Bical proveniente de um olival centenário. “Contrariamente ao nosso perfil habitual de cobrançosa, verdial e madural, azeites mais amargos, mais verdes e mais picantes, este tem notas aromáticas de frutos secos verdes, alperce e tomate maduro. Na boca é bastante suave com amargo e picante ligeiro, revelando notas de alperce, banana e frutos secos”, explica..
O “In memoriam” foi apresentado, na passada sexta-feira, no “mercado do Zé”, cuja imagem de marca é “a promoção e venda do que melhor se produz na região transmontana”, adianta José Beça, o proprietário. “O nosso target de mercado é a garrafa e não o garrafão e a ideia é dar sempre ao cliente o bom que temos em Trás-os-Montes e todos os meses fazemos sempre a apresentação, ou de um vinho ou de um azeite DOP de Trás-os-Montes”, acrescenta.
Em 2015, após ter conquistado a medalha de ouro no concurso internacional “Mário Solinas”, a Casa de Santo Amaro tinha lançado, pela primeira vez, uma edição limitada “In Memoriam”, e António Pavão não descarta a possibilidade de replicar em outros anos, mas vai avisando que só acontecerá em caso de excecional qualidade.
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