Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

CASA DE SANTO AMARO APRESENTA AZEITE DE OLIVAL CENTENÁRIO PARA HOMENAGEAR AS OITO GERAÇÕES

 A Casa de Santo Amaro, em Suçães, no concelho de Mirandela, que já arrecadou mais de uma centena de prémios internacionais com os seus azeites, acaba de lançar uma edição limitada de 1360 garrafas de uma variedade de azeite pouco comum na região, proveniente de mais de duas centenas de oliveiras centenárias.


O azeite premium “In Memoriam” é o “resultado de cinco anos de dedicação e testes cuidadosos com a variedade bical, já pouco plantada aqui na região”.

António Pavão, um dos proprietários da Casa de Santo Amaro, revela que esta edição é também “uma forma de homenagear as oito gerações que tornaram possível esta imagem de marca na produção de azeite de qualidade, a todos os familiares, a todos os colaboradores que passaram pela nossa casa.

António Pavão aponta as características diferenciadoras deste azeite da variedade Bical proveniente de um olival centenário. “Contrariamente ao nosso perfil habitual de cobrançosa, verdial e madural, azeites mais amargos, mais verdes e mais picantes, este tem notas aromáticas de frutos secos verdes, alperce e tomate maduro. Na boca é bastante suave com amargo e picante ligeiro, revelando notas de alperce, banana e frutos secos”, explica..

O “In memoriam” foi apresentado, na passada sexta-feira, no “mercado do Zé”, cuja imagem de marca é “a promoção e venda do que melhor se produz na região transmontana”, adianta José Beça, o proprietário. “O nosso target de mercado é a garrafa e não o garrafão e a ideia é dar sempre ao cliente o bom que temos em Trás-os-Montes e todos os meses fazemos sempre a apresentação, ou de um vinho ou de um azeite DOP de Trás-os-Montes”, acrescenta.

Em 2015, após ter conquistado a medalha de ouro no concurso internacional “Mário Solinas”, a Casa de Santo Amaro tinha lançado, pela primeira vez, uma edição limitada “In Memoriam”, e António Pavão não descarta a possibilidade de replicar em outros anos, mas vai avisando que só acontecerá em caso de excecional qualidade. 

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário