Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Restaurantes em Miranda do Douro vão passar a ter ementas em mirandês

 As ementas de alguns restaurantes, em Miranda do Douro, deverão, brevemente, estar escritas em mirandês


A ideia é ajudar a preservar a segunda língua oficial do país que, segundo um estudo da Universidade de Vigo, corre o risco de desparecer, nos próximos 20 anos.

Esta e muitas outras medidas devem ser tomadas a curto prazo, adiantou a presidente de Miranda do Douro. “Por exemplo, as emendas passarem a estar escritas em mirandês, haver saudações das pessoas em mirandês quando chegam aso restaurantes e hotéis. A câmara tem feito muito trabalho nesse sentido, apoiando obras em mirandês, toda a sinalética, há muito trabalho que tem sido feito, mas há muito por fazer, para que possamos valorizar cada vez mais e que as pessoas sintam a proa de falar mirandês para que não se perca nas próximas gerações”, referiu Helena Barril.

Estas e outras ideias são da câmara, de várias entidades e pessoas ligadas à língua e dos próprios mirandeses. São o resultado do Primeiro Conselho Geral pela Língua Mirandesa, que decorreu na semana passada, em Miranda. Mas outras ideias vão continuar a ser recolhidas. “Até 28 de Fevereiro vamos recolher mais ideias e vamos considerar aquelas que são prioritárias para que, a curto e médio prazo, as possamos implementar, para valorizar e tornar o mirandês mais presente”, disse.

O estudo da Universidade de Vigo concluiu que o mirandês deve desaparecer em 20 anos, se nada de relevante for feito. Ainda assim, Helena Barril não quer acreditar que isso possa acontecer.

A reunião serviu para angariar ideias para aplicar, a curto prazo, e tornar o mirandês mais presente no dia-a-dia dos mirandeses, tanto no comércio, como na restauração e nas instituições públicas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário