Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Macedo de Cavaleiros recebe camião cisterna do Fundo Ambiental para levar água às aldeias com problemas de abastecimento

 O Município de Macedo de Cavaleiros recebeu um camião cisterna, com 30 mil litros de capacidade, totalmente financiado pelo Fundo Ambiental.


De acordo com Rui Vilarinho, que assume as funções de presidente, esta é uma viatura necessária para levar água às aldeias que, no verão, têm problemas de abastecimento:

“É um equipamento muito importante que temos agora disponível, com uma capacidade grande de água, para levar a algumas aldeias que ainda têm captações próprias e em verões em que o ano é pouco chuvoso, entram em falência. Como tal, temos a necessidade de repor água para que não falte.

Esta viatura pode fazer vários trajetos por dia, sendo por isso suficiente.

As aldeias que mais têm este problema são Murçós, Espadanedo, Valongo, Lamalonga, Vilarinho de Agrochão às vezes também, pois embora não seja por captação própria, por vezes tem dificuldades porque a conduta que lhes leva água não tem dimensões suficientes. Às vezes acontece também em Azibeiro, Santa Combinha e Vale Benfeito.”

Até agora esse transporte de água era assegurado pelos bombeiros, o que causava constrangimentos:

Ao ser feita pelos bombeiros tínhamos aqui um problema porque eles não podem andar a meter água para apagar incêndios nas cisternas com água do canal, ou água imprópria, e a seguir encher com água tratada para levar às aldeias.

Resolvemos assim um problema sério.”

Este camião cisterna tem o valor de 150 mil euros, é usado mas em bom estado.

O Fundo Ambiental já contemplou também outros municípios com viaturas ou apoios equivalentes.

Foto: Município de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário