Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

𝗧𝗼𝗿𝗿𝗲 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗻𝗰𝗼𝗿𝘃𝗼 𝗿𝗲𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗮 𝗮̀ 𝗲́𝗽𝗼𝗰𝗮 𝗺𝗲𝗱𝗶𝗲𝘃𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝟭𝟮 𝗮 𝟭𝟰 𝗱𝗲 𝗔𝗯𝗿𝗶𝗹

 A edição de 2024 da Feira Medieval de Torre de Moncorvo decorre dias 12, 13 e 14 de abril, no centro histórico da vila.


O Foral Dionisino d’El Rei Povoador é o tema escolhido para a XI edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo, sendo que se mantém como figura de destaque El Rei D. Dinis, aliado ao documento régio que cria o concelho da Torre de Mem Corvo: A carta de foral. Partindo deste documento, nos vários momentos do programa exploram-se os direitos, os privilégios, bem como os aspetos respeitantes à justiça, economia, administração pública e sociedade local. Paralelamente, não se esquece o importante papel que teve no comércio da região, com a atribuição da carta de feira em 1319, com a duração de um mês, no período Pascal.

Em 1281, dois anos após a sua ascensão ao trono, D. Dinis encetou uma visita a este território sob tutela dos homens bons de Santa Cruz da Vilariça. Nesta sua viagem teve ocasião de se aperceber das características da região, decidindo promover uma reorganização política e administrativa, através da criação de novos concelhos com a atribuição de cartas de foral. O primeiro foi precisamente atribuído à Torre de Mem Corvo, em 12 de abril de 1285, extinguindo assim o concelho de Santa Cruz da Vilariça, que tinha foral desde o reinado de D. Sancho II (1225). A este seguiram-se os forais de Vila Flor (1286), Vilarinho da Castanheira (1287), Alfândega da Fé (1294) e Vila Nova de Foz Côa (1299).

Este é o ponto de partida para encetarmos uma viagem histórica à terra do ferro, durante a idade média. Aqui, é possível fazer compras num mercado medieval, participar em repastos nas tabernas, passear pelas ferrarias e mercado do ferro, assistir a várias recriações históricas e temáticas alusivas ao Foral Dionisino da Torre de Mem Corvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário