O festival de pedestrianismo promove a prática desportiva e valoriza o território e os seus recursos. De Março a Outubro, os cinco municípios do Parque Regional do Vale do Tua, Mirandela, Vila flor, Carrazeda de Ansiães, Murça e Alijó, vão receber os amantes de caminhadas e mostrar o que de melhor têm. Devido ao sucesso da primeira edição, as inscrições passaram de 150 a 250, mas tendo em atenção sempre o turismo sustentável e a conservação da natureza, explica o director do parque, Artur Cascarejo. “Queremos conciliar a promoção do território com a sua qualidade ambiental porque o capital ambiental é a nossa mais valia. Fartos da confusão das grandes cidades estão eles. Vêm no fundo viver a natureza, qualidade das paisagens, dos produtos, do ar e do ambiente”.
Os interessados que queiram participar em todas as actividades nos cinco municípios, também o podem fazer. Desta forma, o parque procura atrair pessoas à região e despertar nelas a vontade de voltar. “O que nós pretendemos é que as pessoas se habituem à ideia de passar um fim-de-semana no território. E, portanto, aqui, o próprio pedestrianismo surge como um pretexto para que as pessoas venham ter uma experiência do que é o Vale do Tua. Temos pessoas de Braga, de Aveiro, do Porto, de Lisboa e tivemos até de fora de Portugal que vieram visitar o Vale do Tua a propósito do festival”.
Este ano, o festival vai ter início em Mirandela, nos dias 23 e 24 de Março. Além das habituais actividades, haverá um seminário de pedestrianismo, adianta Domingos Rodrigues, da Portugal NTN, empresa parceira no festival. “No domingo há sempre a execução de um percurso pedestre numa das pequenas rotas homologadas. No sábado há sempre actividades ligadas à identidade do território. O sábado é distinto em todos os concelhos. Em Mirandela vai haver um seminário ligado ao pedestrianismo. Esse seminário pretende abordar um conjunto de temáticas importantes para a actividade e que dê créditos aos professores e aos treinadores de pedestrianismo”.
Dias 13 e 14 de Abril, será a vez de Carrazeda de Ansiães. Já em Vila Flor, o festival decorre dias 15 e 16 de Maio. Em Alijó, decorre nos dias 13, 14 e 15 de Setembro. E o festival termina a 5 e 6 de Outubro em Murça.
Este ano, o festival terá ainda em atenção a sustentabilidade ambiental e, por isso, não serão distribuídas garrafas de água de plástico ao longo dos percursos. Será pedido aos participantes que usem uma garrafa própria que é depois reabastecida em pontos específicos.
A segunda edição do Tua Walking foi apresentada, ontem, na Ecoteca de Mirandela.
Sem comentários:
Enviar um comentário