Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

IGREJA DE SÃO PEDRO, SOUTELO DE GAMOEDA! Atalaia Concelhia do Extremo Noroeste!

 Pertencente à freguesia de Carragosa, a aldeia situa-se cerca de 12 km de Bragança, em pleno Parque Natural de Montesinho, em cota de 935 mt de altitude e a 2 km da fronteira com Espanha. As origens remontam ao período celta, como o indica a então designada Torre do Castro, denotando um conceito de defesa territorial. No século XIII, a aldeia era de senhorio régio, havendo casais de pertença ao mosteiro leonês de Moreirola. Relativamente à paróquia de São Pedro, dependente do Mosteiro de Castro de Avelãs, passou para a diocese de Miranda em 1545. 



Em estilo maneirista dos séculos XVII-XVIII e com restauros no XX, a Igreja situa-se a meia encosta no extremo Norte da povoação. O frontispício, voltado a Ocidente e protegido por alpendre, está aparelhado em silhas de granito, apresentando portal de arco abatido. De empena truncada por campanário com dois vãos e os respectivos sinos, a cruz latina no topo, sobre peanha, é ladeada por pináculos. A fachada lateral direita é rasgada por dois janelões em capialço, um deles encimado por cartela com cruz latina e pináculos. A porta lateral de acesso à igreja, de verga recta e protegida por alpendre, grava as chaves de São Pedro e a inscrição relativa ao ano 1725. Tem adossadas escadas de acesso ao campanário. Este lado do adro serviu de cemitério, onde ainda existem vestígios de campas em granito, uma com cruzeiro. A nave possui coro-alto em madeira com guardas balaustradas. Do lado do evangelho está o compartimento do baptistério, púlpito de bacia quadrangular em madeira balaustrada, assente em mísula de granito e escadas adossadas à parede, e altar dedicado ao Senhor Crucificado. O retábulo é em talha pintada, enquadrado por falsas colunas salomónicas, encimado por dossel curvado, com sanefas e a inscrição «Eu Sou o Snr. das Necessidades/Vinde a Mim/Anno/de/1841». Adossado a este, retábulo com presépio envidraçado, com painel superior centrado com a imagem pintada de Nossa Senhora da Conceição, rematado por dossel com sanefas. O arco triunfal é de volta perfeita e frisado, assente em pilares cavados e de balaústres relevados na parte inferior. As paredes têm adossadas em esquina dois altares colaterais.
Oitocentistas e idênticos, são dedicados a Nossa Senhora do Rosário e ao Menino Senhor do Mundo, do lado do evangelho e da epístola, respectivamente. De talha dourada e policromada, exibem nas colunas que enquadram o nicho anjos atlantes.
Na capela-mor sobressai São Pedro, Orago da Igreja, em trono papal, com tiara e as chaves: pintado em moldura oval no tecto abobadado, enquadrado nos cantos pelos evangelistas S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João; imagem no trono expositivo do altar. O retábulo, do barroco joanino, dourado e pintado de branco e azul, foi pintado no original, segundo António Mourinho Júnior [Arquitectura Religiosa da Diocese de Bragança-Miranda], pelo leonês Damião Bustamante entre 1758-65. Com restauro em 1952, é de três eixos e seis colunas salomónicas suportadas por anjos, de onde irradiam três arquivoltas a formar ático. A mesa é em forma de urna com decoração vegetalista e, sobre o sacrário, com dossel, está a imagem do Sagrado Coração de Jesus. No nicho, de vão profundo com trono expositivo de três plataformas, coroado por resplendor, encontra-se a imagem do Orago. Nos eixos laterais estão as imagens de Santo António e de Santo Estêvão sobre peanha, do lado do evangelho e da epístola, respectivamente.
O acesso à sacristia é feito através da capela-mor, onde se pode apreciar um antigo arcão de paramentos e o lavabo de granito concheado. Em Soutelo, São Pedro, além de Apóstolo, é Sumo pontífice, pilar da Igreja e da aldeia!

Susana Cipriano e Abílio Lousada

Sem comentários:

Enviar um comentário