Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Macedo de Cavaleiros com mais vinte sapadores bombeiros florestais

 Recrutamento do ICNF vem contribuir para a fixação de mais jovens no interior. Contingente a admitir para Macedo de Cavaleiros é o maior entre as 125 vagas nacionais abertas.


O Município de Macedo de Cavaleiros está na antecâmara de ver reforçada a centralidade que ocupa no sistema de proteção civil montado na região transmontana, com a admissão a breve trecho de 20 sapadores bombeiros florestais, ao serviço do contingente nacional que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a recrutar.

O destacamento a instalar no concelho é o maior das 125 vagas totais disponibilizadas do norte ao sul do País. E acaba por ser também mais uma forma de contribuir para a fixação de jovens no interior. Desta feita numa carreira “atrativa, quer no patamar da remuneração como no da estabilidade profissional”, como frisa o presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues, já que apenas podem candidatar-se mulheres e homens dos 18 aos 25 anos de idade (com o 12.º ano de escolaridade), que deverão ficar a residir na localidade de exercício das funções profissionais.

procedimento concursal  foi publicado em Diário da República na última quinta-feira e manter-se-á aberto a candidaturas durante 10 dias úteis.

“O corpo de sapadores bombeiros florestais a instalar em Macedo, em benefício de toda a região, representa um reforço do dispositivo de proteção civil atualmente existente e surge no seguimento da estratégia que está a emprestar uma renovada centralidade neste domínio ao nosso município. Acima de tudo, servirá para aumentar os níveis de prontidão e de capacidade de resposta, o que permitirá, por sua vez, aumentar índices de eficiência e integração de todo o sistema disponível para (cor)responder na proteção e socorro das pessoas e bens”, sublinha Benjamim Rodrigues.

Além dos 20 postos de trabalho a abrir em Macedo de Cavaleiros serão criados mais 14 em Portalegre, 13 na Guarda e outros tantos em Proença-a-Nova, nove em Olhão, oito em Ponte de Lima e igual número em Viseu, sete em Alcácer do Sal e também em Santarém, seis em Águeda e igualmente em Arganil e Marinha Grande, cinco em Vila Pouca de Aguiar e, por último, três em Cabeceiras de Basto.

Os futuros profissionais ficarão na dependência do Comando Nacional do ICNF.

A força de sapadores bombeiros florestais, que foi recentemente projetada para as missões internacionais de apoio aos incêndios florestais no Chile e no Canadá, estará vocacionada para combater diretamente os fogos e empreender ações de prevenção estrutural.

Sem comentários:

Enviar um comentário