Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Presidente do IPB critica de falta de financiamento no ensino superior

 O presidente do Instituto Politécnico de Bragança queixa-se da falta de financiamento para o ensino superior


Na comemoração do aniversário do IPB, ontem, Orlando Rodrigues, salientou que há um problema de financiamento, que deixa Portugal atrás de muitos outros países desenvolvidos. “Quando olhamos para o volume de financiamento que nós, país, colocamos no ensino superior é muito inferior aos países mais desenvolvidos e muito inferior a alguns países que têm mostrado um desenvolvimento muito rápido e que ultrapassaram Portugal, em particular os conhecidos casos dos países Balcãs, e a Polónia. São exemplos claros que neste momento investem mais no ensino superior e na ciência do que Portugal”, referiu.

O presidente do IPB explicou que a falta de apoio traz complicações para as instituições, nomeadamente a falta de trabalhadores. “Reflecte-se em maior dificuldade de funcionamento das instituições, a dificuldade em investirem, a impossibilidade de contratarem mais recursos humanos, nalguns níveis na insuficiência de recursos humanos ou precariedade, que só se resolvem com mais dinheiro”, disse.

Esta segunda-feira, o Instituto Politécnico de Bragança comemorou o seu quadragésimo primeiro aniversário. Orlando Rodrigues destacou os vários projectos que estão em cima da mesa e que espera ver concluídos em breve. “Residências que já adjudicamos, são quatro com cerca de 500 camas novas para disponibilizar aos novos alunos. Vamos arrancar também brevemente com a escola de saúde, estamos a fazer o projecto neste momento. O nosso campo de Chaves também vai arrancar. É uma instituição com muitos projectos para o futuro. Também estamos a candidatar novas unidades de investigação, seis no total”, adiantou.

Na cerimónia comemorou-se ainda os 10 anos de dupla diplomação entre o IPB e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e foram entregues medalhas de honra e comemorativas, bem como prémios aos melhores alunos.

O IPB acolhe mais de 10 mil alunos, um terço são estudantes estrangeiros, sendo a instituição do ensino superior que mais estudantes estrangeiros acolhe.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário