Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Assento de batismo de João Baptista Vilares

 O Arquivo Distrital de Bragança destaca o assento de batismo de João Baptista Vilares. Nasceu em Sambade, concelho de Alfândega da Fé, no dia 17 de novembro de 1888 e faleceu em 29 de setembro de 1955.

João Baptista Vilares – professor primário, que exerceu funções numa zona rural do interior durante a primeira metade do século XX, obtido essencialmente a partir da análise e interpretação dos seus escritos.

Autor de várias obras que perpetuaram a sua atividade profissional e de vários artigos publicados na imprensa, nos quais se revelou um acérrimo defensor do progresso cultural e económico das zonas do interior.

De realçar a sua preocupação com a regeneração social da população do meio rural, o combate ao analfabetismo, a promoção da mudança de hábitos de trabalho nas práticas agrícolas da região e uma análise à evolução do seu pensamento político.

Fonte: Arquivo Distrital

Sem comentários:

Enviar um comentário