Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de maio de 2024

CAP e CNA querem mais formação para baixar número de vítimas mortais em acidentes de tractor

 As duas das maiores confederações de agricultores em Portugal, a Confederação Nacional da Agricultura e a Confederação dos Agricultores de Portugal, defendem mais formação, uso de novas tecnologias e apoio à renovação do parque de máquinas agrícolas para baixar o elevado número de vítimas em acidentes com tratores agrícolas.


Desde o início deste ano já morreram, pelo menos, 16 pessoas em Portugal na sequência de sinistros com veículos usados na agricultura.

Os mais recentes aconteceram sábado, em Pombal e Sertã, e elevou para 143 o número de mortos em todo o país desde o início de 2021, segundo dados da GNR.

Abril foi o mês mais negro deste ano com oito vítimas mortais em Idanha-a-Nova, Marinha Grande, Penalva do Castelo, Vila Flor, Bragança, Gouveia, Sabugal e Grândola. Em maio foram seis, em Bragança duas, Pinhel, Barcarena, Caldas da Rainha e Pombal. Em janeiro morreu uma pessoa em Torres Vedras.

Segundo a GNR, em 2023, houve 40 óbitos, em 2022, 47.

Francisco Pavão, vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), diz-se preocupado com os números, assume que já se investiu muito em formação para tratoristas, mas é preciso reforçar. “Investiu-se muito em formação obrigatória mas temos que continuar a insistir com acções de sensibilização, dirigidas directamente aos produtores”.  

A redução do número de vítimas mortais em acidentes com tratores também deve passar pela introdução de novas tecnologias, que “permitam a georreferenciação dos tractores” e que haja sistemas automáticos como o levantamento do arco de segurança. “A georreferenciação evitaria, muitas vezes, problemas maiores de pessoas que estão sozinhas no campo depois do acidente”. 

Além da formação contínua e também adaptada a pessoas mais velhas, Pedro Santos, da direção da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), defende a renovação do parque de veículos agrícolas. “É necessária a renovação das máquinas e dos tractores por equipamentos que sejam mais seguros e que não tenham muitos anos de trabalho”. 

Mas para existir renovação, tem de haver apoios do Estado. “Quando estamos a falar de pequenos e médios agricultores, é preciso haver taxas de comparticipação que sejam bastante elevadas, de maneira a que o consigam fazer”. 

Tanto a CAP como a CNA dizem que é preciso continuar a investir na redução do número de vítimas mortais em acidentes com tratores agrícolas.

Este ano já morreram em Portugal, pelo menos, 16 pessoas em acidentes com tratores agrícolas.

Segundo a GNR, das 87 vítimas mortais registadas em 2022 e 2023, 71 tinha idade igual ou superior a 60 anos, sendo que destas, 56 tinham entre 70 e 79 anos.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário