Aconteceu entre 22 e 25 de Maio, em espaços culturais, escolas, IPSS, estabelecimentos prisionais e ainda na aldeia de Rebordãos. Contou com escritores nacionais, mas também da região e com a presença de Capitães de Abril. O presidente da câmara de Bragança sublinhou que foi um sucesso. “Um sucesso extraordinário. Houve um planeamento e foi concretizado na íntegra. Quando assim é e houve uma participação muito activa das pessoas, temos de dizer que foi um sucesso. Foi multidisciplinar, intergeracional e também descentralizador”, realçou Paulo Xavier.
O festival terminou, no sábado, com a apresentação da colectânea da Academia de Letras de Trás-os-Montes. Este ano com textos sobre o 25 de Abril, escritos por 59 associados. “Textos inéditos, literários e não literários, escritos na primeira pessoa, testemunhos, vivências, evocação de pessoas ou factos que ocorreram essencialmente na região transmontana, logo essa particularidade de ser uma colectânea muito identificativa destes 50 anos de Abril”, explicou a vice-presidente da academia, Odete Ferreira.
Alice Vieira, Lídia Praça, Patrícia Reis, João Reis, Estefânia Surreira, Guadalupe Portelinha, Fernando Pinto do Amaral e o Capitão de Abril Vasco Lourenço marcaram presença na oitava edição do Festival Literário de Bragança. O encerramento aconteceu com um espectáculo musical de poesia, com interpretação da escritora Olga Sotto e do actor João de Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário