Trata-se um campo de voluntariado internacional, promovido pela Palombar, que vai acontecer nas aldeias de Uva, Vimioso, e Picote, Miranda do Douro. “Um na aldeia de Uva, concelho de Vimioso, e que consiste na requalificação de um pombal, entre 15 a 29 de Julho. E dois campos de trabalho de arqueologia em Picote, concelho de Miranda do Douro, de 12 a 26 de Agosto e de 2 a 16 de Setembro”, explicou Sara Freire, coordenadora do projecto.
O NatuRural Heritage começou o ano passado, mas a Palombar já vai na organização de mais de 60 campos de voluntariado. O projecto é aberto a jovens de todo o mundo, porém, a associação procura atrair participantes da região.
Além da preservação de edificado, Sara Freire, técnica de ecoturismo e educação ambiental, sublinha que os voluntariados internacionais trazem “dinâmica” ao mundo rural. “Esta dinâmica que se cria, a partilha intergeracional, e também trazer a atenção do território para o património e para a acção jovem. Num território que está tão despovoado de população activa, vir um grupo de jovens, das mais diversas partes do mundo, para contribuir para o nosso património é algo muito rico”, salientou.
O projecto é financiando, em mais de 17 mil euros, pelo Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia. Os participantes não têm de suportar qualquer despesa de deslocação, alojamento ou refeição. Quem quiser participar, pode inscrever-se através da Palombar.
Sem comentários:
Enviar um comentário