“Faltam apenas pequenos pormenores para pedirmos à Autoridade Nacional de Proteção Civil que venha fazer a inspeção e, com este processo, vamos conseguir aumentar a nossa capacidade para mais nove utentes, o que também é importante porque a lista de espera é grande e sabemos que há pessoas que vão beneficiar muito com este esforço enorme que a Santa Casa fez e que está quase concluído.
Estes nove lugares vão ser privados, não vamos ter o apoio da Segurança Social que temos nos outros 83.”
Foram feitas intervenções nos dois lares da instituição: no Lombo, onde a obra já está terminada, e em Macedo de Cavaleiros. As duas empreitadas custaram quase dois milhões de euros, financiados em parte pelo Portugal 2020.
Melhoramentos que permitem dar melhores condições aos utentes das duas estruturas residenciais:
“Foi um esforço enorme que a Santa Casa fez para conseguir concluir duas áreas muito importantes de obras, uma no lar do Lombo e a outra em Macedo, que permitiram dar melhores condições aos nossos utentes e ter eficiência energética, que é hoje uma palavra muito importante no ambiente e na economia das instituições.
O Lombo foi mais uma intervenção no sentido de eficiência energética e de criação de um ginásio para poder proporcionar aos utentes melhores condições de desenvolvimento da parte motora e não só.
Aqui já tínhamos e melhorámos o ginásio, criámos também uma área onde eles desenvolvem atividades culturais e onde passam uma parte significativa do tempo, aquele que têm capacidade para isso.”
A Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros tem 83 utentes em Macedo e 55 no lar da aldeia do Lombo.
Sem comentários:
Enviar um comentário