Artesanato, enchidos, vinho, mel e azeite foram expostos e vendidos na feira. Todos os expositores eram do concelho de Freixo de Espada à Cinta, que fazem questão de participar. É o caso de catarina que traz à feira, pelo secundo ano consecutivo, sabões, cremes entre outros produtos naturais produzidos com produtos endógenos de Freixo de Espada à Cinta. Para catarina Costa, “não faria sentido” exportar e não mostrar no conselho de origem.
“A mim não me faz sentido estar a exportar o meu produto para a Holanda e não mostrar na terra onde eu sou. Então, o vir aqui à Feira dos Sabores e Tradições é isso, é mostrar no Conselho o que é possível fazer com os nossos produtos. Então faz-me todo sentido dar a conhecer também este produto, que corre um bocadinho Portugal inteiro e a Europa, dá-lo a conhecer aqui no Conselho, onde ele tem a sua origem”, disse.
“É uma feira diferente, mais pequena aqui na vila e lá está, expõe os produtos daqui, atrai pessoas e vemos pessoas novas, que aqui é uma coisa que não estamos muito habituadas”, contou também Maria Branco, outra das expositoras do certame.
Apesar de recente, este é um certame que se tem vindo a afirmar e a crescer. Quem o diz é o presidente da vila, Nuno Ferreira.
“Está a crescer e o que contribui justamente para esse crescimento é são as pessoas. E sempre pelas pessoas, pelos nossos munícipes, isso é que faz crescer. E desde logo com uma forte planificação, uma boa organização, com os funcionários da autarquia e também, principalmente, a nossa população estar de braços abertos para acolher todos aqueles que nos visitam”.
Esta feira anual contou com mais de 20 expositores e aconteceu pela quarta vez consecutiva em Freixo de Espada à Cinta entre sexta-feira e domingo. Quem por ali passou pode ver como é trabalhada a seda, pode provar produtos endógenos, como o vinho e aproveitar para se divertir.
Sem comentários:
Enviar um comentário