Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

CIM TTM promove alimentação saudável com projeto destinado aos alunos do 3º ciclo básico

 O objetivo é claro: promover uma alimentação saudável, mais económica e sustentável baseada no consumo de produtos regionais e locais.


São estes os princípios demonstrados no workshop, que decorreu esta segunda-feira, no Auditório do Mercado Municipal de Macedo de Cavaleiros, com o projeto “Alimentação Saudável e Sustentável” nas Terras de Trás-os-Montes.

O público alvo do projeto são os alunos do 3º ciclo básico dos 11 agrupamentos escolares dos 9 municípios que integram a CIM TTM – CIM Terras de Trás-os-Montes, num total de 15 sessões de sensibilização.

A sessão de abertura, em Macedo, contou com as boas vindas, de Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia macedense que destacou as boas práticas da dieta mediterrânica e que o objetivo é dotar os jovens destes princípios:

O objetivo é sensibilizar a comunidade para a utilização correta da alimentação e do privilégio que temos enquanto, podermos utilizar frutos, leguminosas, hortícolas de época e com a maior qualidade de sempre. Sem estarmos a usar produtos manofacturados e já alterados. E que de facto, não ajudam muito à saúde alimentar. Neste caso são boas práticas, que são transmitidas de várias formas, às pessoas que estão a participar, mas principalmente aos jovens, que são o nosso público alvo, deste projeto. Para termos uma alimentação saudável e equilibrada.

Na tarde de ontem também aconteceu uma sessão destinada às alunos. O também médico salientou a herança inatingível de Trás-os-Montes, com a dieta mais rica do mundo, mas que ainda importante é promover:

A nossa alimentação transmontana é muito rica e saudável. Temos este tipo de alimentação durante todo o ano, deste janeiro a dezembro. Podemos falar de laranja, pêssegos, pavias, uvas, cereja, castanhas e amêndoa e saladas.

Estamos a falar das dietas mais ricas do mundo, que isto é uma herança intangível, que vem dos nossos ancestrais.

Para além disso, foi realizado um inquérito de diagnóstico aos alunos para avaliar o nível de adesão à dieta mediterrânica e o conhecimentos dos produtos locais e de época.

No estudo que foi realizado, apenas 11% admitiu que adere à dieta mediterrânica, enquanto que em Macedo a percentagem está um pouco mais acima nos 13%. E 51 % admite comer produtos de pastelaria ao pequeno-almoço.

O projeto está a ser implementado nos 9 municípios da CIM Terras de Trás-os-Montes, em consórcio com três grupos de Ação Local, a Corane (Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina), a Desteque (Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente) e a Douro Superior (Associação de Desenvolvimento), em parceira com a SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação e o IPB – Instituto Politécnico de Bragança.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário