Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Comissão de cogestão do Parque Natural do Douro Internacional lança projecto de educação ambiental para crianças conhecerem área protegida

 Os alunos que acabam este ano lectivo a escola primária estão a conhecer a verdadeira essência do Parque Natural do Douro Internacional. O projecto arrancou em Miranda do Douro mas vai estender-se aos restantes três concelhos que fazem parte da área protegida


O projecto-piloto de educação e sensibilização ambiental “Miudos pelo Monte”, implementado pela comissão de cogestão desta área protegida, prevê ajudar os mais pequenos a descobrir a riqueza natural do território e arrancou esta semana no agrupamento de escolas de Miranda do Douro. É destinado aos alunos do quarto ano de escolaridade. Segundo o vice-presidente da câmara de Miranda, com o pelouro da Educação, Nuno Rodrigues, o objectivo é que as crianças descubram este parque natural, que abrange a área em que o Rio Douro constitui a fronteira entre Portugal e Espanha. “O projecto surgiu para dar a conhecer o nosso território, o Parque Nacional do Douro Internacional, por ser uma riqueza natural incrível, mas também para que as crianças sensibilizem os pais, para mostrar que o parque não tem apenas condicionantes, tem muita coisa boa e que todo o mundo deve conhecer”.

O britango, o abutre do Egipto, o melro azul, o grifo, a víbora cornuda e o mergulhão de crista são das grandes riquezas do parque, em termos de fauna. Quanto à flora, a vegetação é dominada pela azinheira, destacando-se a presença de bosques de zimbros, sobreirais e manchas de carvalho-negral. Ou seja, há muito para descobrir. “A fauna, a flora, o bem que o parque é e traz para a nossa região”.

As actividades vão decorrer ao longo de todo o ano lectivo. Para já, começou com a mostra da fauna e da flora. No segundo período as actividades são voltadas para sessões em que se explorem as aves que habitam o parque e para a discussão da relacção dos alunos com a área protegida. No terceiro período as crianças “vão para o terreno conhecer o parque”.

Segundo o vice-presidente, o feedback, para já, é óptimo. “Ficaram muito emocionados e gostaram muito”.

Este conhecimento deverá fazer das crianças as futuras protectoras do parque.

O projecto vai estender-se aos restantes três agrupamentos de escolas dos outros três concelhos que integram a área protegida.

O Parque Natural do Douro Internacional é composto por 35 aldeias dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. É a segunda maior área protegida do país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário