O projecto-piloto de educação e sensibilização ambiental “Miudos pelo Monte”, implementado pela comissão de cogestão desta área protegida, prevê ajudar os mais pequenos a descobrir a riqueza natural do território e arrancou esta semana no agrupamento de escolas de Miranda do Douro. É destinado aos alunos do quarto ano de escolaridade. Segundo o vice-presidente da câmara de Miranda, com o pelouro da Educação, Nuno Rodrigues, o objectivo é que as crianças descubram este parque natural, que abrange a área em que o Rio Douro constitui a fronteira entre Portugal e Espanha. “O projecto surgiu para dar a conhecer o nosso território, o Parque Nacional do Douro Internacional, por ser uma riqueza natural incrível, mas também para que as crianças sensibilizem os pais, para mostrar que o parque não tem apenas condicionantes, tem muita coisa boa e que todo o mundo deve conhecer”.
O britango, o abutre do Egipto, o melro azul, o grifo, a víbora cornuda e o mergulhão de crista são das grandes riquezas do parque, em termos de fauna. Quanto à flora, a vegetação é dominada pela azinheira, destacando-se a presença de bosques de zimbros, sobreirais e manchas de carvalho-negral. Ou seja, há muito para descobrir. “A fauna, a flora, o bem que o parque é e traz para a nossa região”.
As actividades vão decorrer ao longo de todo o ano lectivo. Para já, começou com a mostra da fauna e da flora. No segundo período as actividades são voltadas para sessões em que se explorem as aves que habitam o parque e para a discussão da relacção dos alunos com a área protegida. No terceiro período as crianças “vão para o terreno conhecer o parque”.
Segundo o vice-presidente, o feedback, para já, é óptimo. “Ficaram muito emocionados e gostaram muito”.
Este conhecimento deverá fazer das crianças as futuras protectoras do parque.
O projecto vai estender-se aos restantes três agrupamentos de escolas dos outros três concelhos que integram a área protegida.
O Parque Natural do Douro Internacional é composto por 35 aldeias dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. É a segunda maior área protegida do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário