Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Evento “A maior açorda de cogumelos do mundo” de Vale Pradinhos conta já com 10 anos

 Este sábado, poderá descobrir o mundo secreto dos cogumelos, que cada vez ganha mais aficionados, em Vale de Padrinhos, no concelho de Macedo de Cavaleiros, na iniciativa “A maior açorda de cogumelos do mundo”, que comemora 10 anos.


Paralelamente vão acontecer as Jornadas Micológicas, que atrai muitos curiosos àquela aldeia, uma vez que a organização espera receber cerca de 300 pessoas de todos os pontos do país.

Carlos Ventura, biólogo, que faz parte da organização explica que o objetivo é fornecer conhecimento científico a quem vier participar:

“Isto é um evento, que já decorre há muitos anos. Este ano vai ser o décimo aniversário, portanto, mais temos que nos empenhar, no evento. Com uma fundamentação técnica e teórica, para que as pessoas saibam aprender de forma correta apanhar cogumelos.

Quatro amigos juntaram-se nessa altura, e criamos uma série de eventos na aldeia de Vale Pradinhos, no intuito de conseguirmos mostrar o meio rural às populações urbanas.

Este evento toma uma importância relevante, uma vez que nesta altura são muitas as pessoas que vão para o campo, apanhar cogumelos, e que precisam de bases teóricas, como adianta o técnico e formador nacional micológico, que aproveita para fazer uma crítica:

Há muitas pessoas a colher cogumelos. Basicamente, são pessoas que só conhecem 4 ou 5 espécies, que por norma são para consumo próprio, mas a maior parte deles é para venda às entidades espanholas.

Em Portugal, infelizmente, não há nada regulamentado. Estamos a destruir os habitats e a criar mais valias ao nossos vizinhos espanhóis, em detrimento, das finanças portuguesas.

No nordeste transmontano estimam-se que existam cerca de 80 espécies comestíveis.

Há anos que tento, juntamente com outros colegas nossos, formadores e técnicos de micologia, para que o governo português crie uma legislação específica. As pessoas teriam que frequentar um curso, sobre regras sustentadas de apanha de cogumelos. Mesmo que depois se quisessem vender, com quantidades limitadas, haveria impostos que seriam um atrativo para o governo português.

O evento conta com uma saída de campo, na parte da manhã, em que os participantes vão para o terreno aprender a reconhecer e apanhar cogumelos silvestres, que serão depois utilizados para a confeção da açorda.

Depois de almoço, haverá uma palestra sobre habitat de produtores de cogumelos, uma cerimonia comemorativa dos 10 anos, a açorda no pote, a queimada dos druidas e um magusto e caldo e castanhas.

A maior açorda de cogumelos do mundo é organizada pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Vale Pradinhos, com o apoio da autarquia local.

O valor individual para as jornadas é de 35 euros, mas que em casal fica a 60 euros.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário