Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

A castanha é a rainha da feira e da festa de Corujas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que decorre este fim de semana

 A aldeia de Corujas, próxima da sede de concelho de Macedo de Cavaleiros vai acolher este fim de semana, de 1 a 3, a IX Feira da Castanha e outros Produtos da Terra, com um programa cheio de novidades, no entanto seguindo muito os moldes das edições anteriores.


A aposta da organização que está a cargo da Junta de Freguesia de Corujas foi na animação musical, com nomes sonantes da música popular portuguesa, como contextualiza Miguel Reis, presidente da Junta de Freguesia de Corujas:

“Fizemos uma aposta mais forte no nosso cartaz de artistas. É uma forma direta e indireta, de cativar mais público de fora.

Salientar também que as próprias pessoas, que nos visitam é que fazem a promoção do nosso evento. Nesse sentido, fizemos uma aposta mais forte no nosso cartaz de artistas, com “Ruizinho do Acordeão” e “Lucy Teixeira”, que são bastante famosos e conhecidos, de maneira a cativar muitas mais pessoas ao certame.

Outra aposta foi a “Caminhada da Rota da Castanha”, com cerca de oito quilómetros:

“Este ano, a feira segue os moles das edições anteriores. Mas incluímos um passeio, nomeadamente, a Caminhada da Rota da Castanha, que é de dificuldade fácil, que é acessível a todos, adultos e crianças.

O percurso tem cerca de 8 a 9 quilómetros, realizando-se os caminhos da aldeia, subindo até cotas mais elevadas, com uma vista para Corujas, e para a área onde há mais plantação de souto.

Esta caminhada vai ser realizada em parceira com a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, em que parte do valor da inscrição, reverte a favor desta associação.

Na feira vão participar 20 expositores provenientes do concelho, que vão vender a rainha da feira, mas também produtos endógenos, como o mel, frutos da época, como o dióspiro, folar, pão caseiro, entre muitos outros.

Este ano, a quantidade de castanha é pouca, havendo uma quebra de produção, mas a qualidade é a melhor:

A produção em Corujas também sofreu uma quebra de produção. Os agricultores da aldeia comentam que existem perdas da casa dos 70%, ou seja, uma quebra bastante elevada. Embora a produção que existe é de boa qualidade, graúda, bom calibre e brilho.

A qualidade é muito boa.

Na freguesia há cerca de 100 hectares de soutos, sendo esta a cultura predominante.

Para além destas atividades, ainda haver também um seminário “Fertilização dos Castanheiros”, a cargo do engenheiro Artur Xavier, da Timac Agro Portugal, como acrescenta:

Todos os anos, como nos moldes dos anos anteriores, promovemos um seminário destinado aos nossos agricultores. Este ano, é sobre a fertilização dos castanheiros. Esta é uma forma de dotar de formação os agricultores. Nós sabemos que os agricultores têm mais idade, com pouca escolaridade. E nesse sentido, tentámos trazer alguém conhecedor que possa transmitir informações valiosas aos nossos agricultores.

Do programa constam inúmeras atividades como atuações de Bombos das Arcas e de Ala, do Grupo Cultural e Recreativo da Casa de Povo de Macedo de Cavaleiros, Chama Musical, e ainda exposição de máquinas agrícolas, concurso de castanhas, showcookings a cargo dos alunos do curso técnico de restaurante e bar do agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.

As expectativas da organização são superar o número de participantes do ano passado: 3 mil pessoas.

A organização está a cargo da Junta de Freguesia, com o apoio do Município e em parceria com a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, o Agrupamento de Escolas de Macedo de cavaleiros, Timac Agro, a Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros e Soutos os Cavaleiros.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário