Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Moncorvo vai candidatar amêndoa coberta a património imaterial da UNESCO

 A Confraria da Amêndoa Coberta de Torre de Moncorvo, IGP, e o Município vão avançar com a candidatura deste produto típico daquele concelho a Património Imaterial da UNESCO.


"Já alcançámos o selo de IGP [Indicação Geográfica Protegida]. Vemos agora a oportunidade de alcançar outro desafio, que vai por a amêndoa num patamar mais elevado. Isso trará vantagens para Moncorvo, no âmbito gastronómico e turístico. A candidatura será submetida ainda no decorrer do mês de março e, depois, vamos aguardar com expectativa pelo resultado", adiantou ao Mensageiro o presidente da autarquia, José Menezes.

O processo foi desencadeado pela Confraria, que preparou todo o processo.

"Já foi apreciada por diversas entidades e acreditamos que tem pernas para andar. Demorará cerca de um ano", precisou o Grão-Mestre, Joaquim Morais.

"É mais um veículo de promoção e valorização deste produto que é único no mundo e que já tem o selo de IGP pela Comunidade Europeia. Sabemos que vai ser um processo exigente e que leva o seu tempo mas acreditamos que venha a ser uma realidade", sustentou.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário