Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Mil diabos voltam a andar à solta em Vinhais

 No próximo dia 8 de março, o diabo e a morte saem à rua e capturam as raparigas que estão nas varandas


Os diabos voltam a andar à solta em Vinhais no próximo dia 8 de março. O diabo e a morte saem à rua e capturam as raparigas que estão nas varandas, colocando-as num carro de bois, que é puxado por pessoas. Esta tradição de quarta-feira de cinzas é uma das grandes atrações turistas na região. O vereador do município, Artur Marques, adianta que não faltará a habitual animação cénica, espetáculos de som, luz e fogo e a queima de um grande boneco.

Este ano o evento acontece no Dia da Mulher. Por isso, o município não quer deixar passar a data em branco.

“Vamos ter que fazer um apontamento e homenagear as mulheres que se vestem de diabo na posição. Estamos a pensar dar uma flor a cada mulher que vista fato de diabo e com uma frase alusiva aos mil diabos”, explicou

Os Mil Diabos à Solta atraem milhares de visitantes da região, do país e até do estrangeiro. Neste momento, as reservas no Parque Biológico de Vinhais, no hotel da vila e nas casas de alojamento local estão preenchidas.

“A hotelaria sei que já está lotada para esse fim de semana e a restauração acaba por beneficiar também desse evento porque atrai muita gente e porque é um evento diferente em que todos podem participar desde que vistam o fato de diabo”, rematou.

O desfile começa junto à igreja da Nossa Senhora da Assunção e termina no Adro de São Francisco, com a queima da Morte. E quem pró rosto da morte olhar, por mais um ano a irá afastar.

Depois disso, a festa continua noite dentro, com a atuação dos Zingarus e de DJ’s.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário