Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de março de 2025

A proCURA pode ser a cura e também a busca de algo inquietante pela lente de Carla Germano Lopes

 Foi inaugurada na tarde de sábado, a exposição proCURA, da autoria de Carla Germano Lopes, que para além da música, também se decida à fotografia paisagística de vários locais de Trás-os-Montes, principalmente, em aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, mas não só. E é sempre em espaços bucólicos e quase poéticos que busca inspiração para a fotografia, com um telemóvel para não perder a instantaneidade. É nos cantos e recantos que encontra beleza e que pretende transmiti-la através da lente.


Esta promete ser uma viagem, sob o olhar da artista, que também poderá ser uma cura, como explica, a autora, Carla Germano Lopes:

“É a procura de alívio, de serenidade, de calmaria e de tranquilidade. Algo que nos faz bem à alma. É essa a minha procura constante e contínua. Com esta exposição as pessoas podem levar para casa uma inspiração e uma limpeza para os olhos, sem poluição. Penso que faz bem à alma, ver principalmente, estas paisagens que são tão momentâneas e límpidas. Principalmente bem-estar”.

Esta exposição é o resultado de diversas viagens por várias paisagens e são fotografias inspiradas na natureza, como acrescenta:

“Este contexto é uma procura própria. A exposição é fruto das minhas viagens. Costumo ir de carro e vou dar uma volta, sem nada planeado, conforme me apetece. Por vezes, vou sozinha e acabo por ver beleza em quase tudo. Até num dia de neblina, de sol, de chuva, consigo ver beleza e faz-me bem. Estou deserta de tudo e de todos. Estás na natureza e ela não te julga. Podes ser quem tu és. E é um retiro que te faz muito bem. Eu falo por mim. E nunca me sinto só. Estou só, como pessoa, mas nunca me sinto só”.

Este foi mais um desafio lançado a um artista macedense, pela Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros. Sérgio Borges, o presidente da junta de freguesia, contou que há muito tempo que pretendia ter esta exposição neste espaço:

“Esta é mais uma artista de Macedo. Carla Germano Lopes, de Talhas, de bem perto. Neste registo, na fotografia, se bem que ela também canta e pinta. Por isso, um registo interessante de fotografia, e neste caso paisagística transmontana. Ou seja, as nossas belas paisagens de Trás-os-Montes. Confesso que há cerca de quatro anos que conheço a Carla e as fotografias dela. E foi um desafio que eu lhe coloquei. Só surgiu agora oportunidade e neste registo de paisagens, com as quais nos nos identificamos. Que se calhar olhamos para elas todos os dias e não nos apercebemos da beleza que ali está. É uma oportunidade de as pessoas virem à Junta de Freguesia e usufruírem desta exposição de fotografia”.

As imagens podem ser encontradas na rede social instagram carlagerlanolopes e em procura_cura.

A exposição vai estar patente até ao dia 12 de abril, na Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário