Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de março de 2025

MUNICÍPIO DE VINHAIS REFORÇA O COMBATE À VESPA ASIÁTICA

 No dia 17 de março, a Câmara Municipal de Vinhais iniciou uma nova campanha, de forma a controlar a vespa asiática. Esta é uma espécie invasora que representa uma ameaça para a biodiversidade e apicultura local. A iniciativa surge na sequência do trabalho realizado em 2024, ano em que foram destruídos 436 ninhos no concelho.


Com o aumento das temperaturas, as vespas fundadoras despertam da hibernação e começam a construir os primeiros ninhos, que são de pequenas dimensões e geralmente encontrados em locais abrigados.

De forma a intensificar o combate à praga, o município vai aumentar o número de armadilhas instaladas face ao ano anterior e reforçar a monitorização constante desses dispositivos. Em 2025, vão ser colocadas mais 200 armadilhas em pontos estratégicos, com prioridade para as zonas onde se registou um maior número de ninhos no ano passado.

O principal objetivo da ação é capturar as fêmeas fecundadas antes da construção dos ninhos, travando a propagação da espécie e minimizando o impacto ambiental e económico causado pela vespa asiática na região.

Jornalista: Micaela Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário