Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Câmara de Mirandela recebe luz verde para investimento de mais de 630 mil euros na reabilitação fluvial

 A Câmara Municipal de Mirandela informou em comunicado, que foi aprovada a candidatura “NORTE2030-FEDER-01682200”, que diz respeito à segunda fase da operação “Intervenções de Reabilitação da Rede Hidrográfica e Mitigação dos Efeitos das Cheias – Mirandela”.


O investimento será de 634 mil 952 euros, com cofinanciamento FEDER de 75% e vai contemplar intervenções estruturantes em várias ribeiras e rios do concelho, nomeadamente, na Ribeira de Carvalhais, Ribeira de Mourel, Açude no Rio Tua, Frechas e Açude da Ponte de Pedra no Rio Tuelo.

O município refere em comunicado, que esta é uma “continuidade de uma estratégia faseada e esta aprovação vem reforçar a estratégia municipal para a reabilitação da rede hidrográfica, que já se encontra em curso com a 1.ª fase da operação, centrada na manutenção e automatização das oito comportas da Ponte Açude, no Rio Tua.”

A intervenção representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros e visa garantir maior controlo dos caudais, aumentar a eficiência da gestão hidráulica e mitigar o impacto de eventos climáticos extremos. Com estas intervenções, “a autarquia reafirma o seu compromisso com a proteção ambiental, a adaptação às alterações climáticas e a segurança das populações, através de investimentos sustentáveis e integrados com o apoio dos fundos europeus.”

Este projeto “contempla intervenções estruturantes em vários troços de ribeiras e rios do concelho, com o objetivo de reduzir os riscos associados a cheias e inundações, melhorar a segurança de pessoas e bens, e promover a valorização ambiental dos ecossistemas ribeirinhos”, revela o executivo em comunicado.

Ainda segundo a mesma nota de imprensa, os investimentos incluídos nesta 2ª fase da operação, serão canalizados para a Ribeira de Carvalhais, Ribeira de Mourel, açude do rio Tua (Frechas), açude da Ponte de Pedra, no Rio Tuela.

Esta aprovação “vem reforçar a reabilitação da rede hidrográfica, que já se encontra em curso com a 1.ª fase da operação, centrada na manutenção e automatização das oito comportas da Ponte Açude, no Rio Tua”, conta o Município, acrescentando que esta intervenção, “representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros e visa garantir maior controlo dos caudais, aumentar a eficiência da gestão hidráulica e mitigar o impacto de eventos climáticos extremos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário