Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Woodstock 1969 - O Festival que Marcou uma Geração e inspirou a geração seguinte


O Festival de Woodstock, realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, foi um dos acontecimentos mais emblemáticos da contracultura dos anos 60 e um marco histórico na música e na sociedade. Oficialmente chamado de Woodstock Music & Art Fair, o evento teve lugar numa quinta em Bethel, no estado de Nova Iorque, a cerca de 70 km da cidade de Woodstock, que lhe deu o nome.
Inicialmente, esperavam-se cerca de 50 mil pessoas, mas o festival acabou por atrair mais de 400 mil jovens de todas as partes dos Estados Unidos e do mundo. Foi um símbolo da era hippie, promovendo valores como paz, amor, liberdade, comunhão com a natureza e rejeição à guerra, especialmente à Guerra do Vietname, que na altura dividia a opinião pública.
Apesar de problemas logísticos (como chuva intensa, lama, falta de comida e instalações sanitárias precárias), o espírito de solidariedade e não-violência prevaleceu. As pessoas partilharam recursos, ajudaram-se mutuamente e viveram uma experiência coletiva sem precedentes.
Woodstock reuniu alguns dos maiores nomes da música da época, muitos dos quais se tornaram ainda mais lendários após o festival. Entre os destaques estiveram Jimi Hendrix (cuja interpretação psicadélica do hino americano se tornou icónica), Janis Joplin, The Who, Santana, Jefferson Airplane, Crosby, Stills, Nash & Young, entre muitos outros.
Mais do que um festival de música, Woodstock foi um momento de expressão cultural e política. Representou o auge de um movimento que questionava os valores tradicionais e defendia uma nova forma de viver, mais conectada com a paz, a arte e os ideais humanitários.
Hoje, mais de meio século depois, Woodstock continua a ser lembrado como um dos maiores eventos culturais do século XX, não apenas pela sua dimensão e impacto, mas pela utopia que representou, a crença de que, mesmo em tempos turbulentos, é possível unir milhares de pessoas em torno da música, da paz e da esperança.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário